Mundo

Maduro aceitou sair, mas Rússia convenceu a ficar, dizem EUA

Segundo Mike Pompeo, avião chegou a ser preparado para partida para Havana, Cuba, antes de o presidente mudar de ideia

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estava pronto para deixar o país na manhã desta terça-feira diante do levante convocado pelo líder opositor Juan Guaidó, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, mas mudou de ideia por intervenção da Rússia.

— Eles tinham um avião no terminal. Ele (Maduro) estava pronto para partir esta manhã, pelo que sabemos, mas os russos indicaram que ele deveria ficar — disse Pompeo em entrevista à rede de TV americana CNN.

Ainda segundo Pompeo, Maduro teria como destino a capital de Cuba, Havana. O secretário de Estado americano se recusou a dizer se os EUA permitiram que Maduro viajasse em segurança para Cuba, respondendo apenas que o presidente venezuelano “entende o que vai acontecer se entrar naquele avião”.

— Ele sabe quais são nossas expectativas — esquivou-se mais uma vez quando o apresentador da CNN Wolf Blitzer insistiu na pergunta.

Mais cedo, autoridades americanas havia sugerido que existiria um acordo para a saída de Maduro que falhou na última hora. Segundo o  conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, três aliados próximos de Maduro comunicaram à oposição que o presidente precisa deixar o poder. O assessor da Casa Branca pressionou para que os dirigentes do governo “cumpram o compromisso de uma transição pacífica”.

— Nós pensamos que é muito importante que figuras-chave do regime, que estiveram falando com a oposição nestes três últimos meses, cumpram o seu compromisso para alcançar uma transferência pacífica de poder do regime de Maduro — afirmou Bolton a repórteres no jardim da Casa Branca.

Bolton não explicou como os aliados de Maduro teriam negociado com a oposição, mas afirmou que o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, o diretor da Guarda de Honra Presidencial, Ivan Hernandez, e o presidente do Tribunal Supremo de Justiça, Maikel Moreno, sinalizaram à oposição o desejo de garantir uma transição pacífica no país.

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com