Eleições Extra

Luta pela terra pode levar candidato do PSOL à Assembleia Legislativa em Rondônia

O candidato a deputado estadual pelo PSOL, Sérgio Ferreira, vem intensificando sua presença nos assentamentos de Rondônia e aposta em uma campanha voltada à defesa da regularização fundiária, do pequeno produtor, dos trabalhadores informais e dos moradores que ainda enfrentam dificuldades para obter a documentação de suas terras.

Com uma trajetória de atuação ligada à problemática fundiária no Estado, Sérgio tem percorrido assentamentos e municípios rondonienses ao lado do advogado Luiz Carlos Teodoro, candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Expedito Netto (PT). Durante as visitas, os dois têm conversado com lideranças e moradores para ouvir demandas e conhecer de perto os problemas enfrentados pelas comunidades.

Segundo Sérgio Ferreira, a experiência acumulada junto às famílias assentadas será levada para a Assembleia Legislativa caso seja eleito.

“Meu objetivo é legislar para transformar vidas, atuando em projetos de regularização fundiária, empreendedorismo, combater ações de grandes empresas, como companhia de energia, órgãos de fiscalização e a corrupção política, que têm sido hostis, lesado e explorado o povo”, afirmou.

Para o candidato, não é possível discutir desenvolvimento sem enfrentar um dos problemas históricos de Rondônia: a falta de segurança jurídica sobre a posse e a propriedade da terra.

“Tenho como objetivo reconstruir, a partir de projetos humanistas, a história de cada indivíduo enquanto pessoa humana. De que adianta falar em desenvolvimento se ignoramos a realidade primitiva do homem, que é o seu habitat, o seu teto, o pedaço de chão onde ele vive e cria os seus filhos?”, questionou.

Campanha pelos municípios

Com uma agenda de visitas prevista para diferentes municípios durante o período eleitoral, Sérgio Ferreira afirma que pretende manter a proximidade com os assentamentos, mesmo diante das dificuldades financeiras e das limitações enfrentadas em uma campanha eleitoral.

“Com todas as dificuldades e limitações financeiras para se fazer campanha, vou continuar minha luta em defesa dos assentados”, destacou.

O candidato também aponta que a ausência de documentação de terras rurais e urbanas representa uma crise de grandes proporções em Rondônia, dificultando o acesso ao crédito, a investimentos e a políticas públicas.

“Em Rondônia, a falta de documentação de terras rurais e urbanas é uma crise em larga escala que amarra o nosso estado. E essa exclusão se repete na nossa economia. O crédito bancário e os benefícios do governo hoje só chegam para quem já tem bens, para quem já é grande. Quem estende a mão para o trabalhador informal, para o vendedor de rua e para o microempreendedor de Porto Velho que acorda de madrugada para sustentar a família?”, afirmou.

Propostas para quem está na base

Sérgio diz que seu objetivo na política é defender medidas que garantam segurança jurídica às famílias e ampliem as oportunidades para trabalhadores que atuam na economia informal e para pequenos empreendedores.

“O meu propósito na política é inverter essa lógica. Eu quero legislar para regularizar a vida de quem está na base. Quero garantir a segurança jurídica da propriedade e criar políticas públicas reais que transformem o trabalhador informal em um empreendedor estruturado”, declarou.

Além da regularização fundiária e do empreendedorismo, o candidato afirma que pretende atuar no combate à corrupção e à desinformação, além de defender as instituições democráticas.

Sérgio Ferreira também declarou que pretende se posicionar contra grupos e movimentos que, segundo sua avaliação, representem ameaças à democracia brasileira.

Com uma campanha centrada no contato direto com comunidades rurais e assentamentos, o candidato do PSOL busca ampliar sua presença em diferentes regiões do Estado. A expectativa de aliados é que o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos junto à pauta fundiária possa garantir a Sérgio Ferreira uma votação expressiva e colocá-lo entre os nomes que podem surpreender na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Rondônia.

FONTE: MIDIA RONDONIA

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]