Teia Digital

Lei das ferrovias é regulamentada – Por Silvio Persivo

Seja ele qual for. “O futuro é o único lugar para onde podemos ir” (Walter Veltroni).

BINGOOL MOTOS E NAÚTICA ANUNCIA BARCO COMPARTILHADO

O  empresário Cláudio Hikague, anunciou na noite da última quinta-feira ( 20), no Porto Velho Shopping, para impulsionar a pesca esportiva, que é também uma oportunidade  grandes negócios que estão sendo gerados no turismo da pesca, o Feirão da Bingool Motos e Náutica, para à imprensa especializada, empresários, colaboradores e convidados  e a parceria com a Prime Share pioneira no sistema de venda compartilhada de embarcações para lazer e de pesca esportiva. Trata-se de uma modalidade inovadora de divisão de custos de compra e manutenção de um mesmo bem para que todos o usufruam, pagando menos, mas com toda a comodidade e lazer que oferece. Como o nome sugere, a compra compartilhada acontece quando quatro pessoas dividem entre si uma propriedade, no caso atual um barco. Cada proprietário paga uma fração do montante total e tem pleno domínio do bem, sendo dono da sua fração. O Feirão vai até o dia 31 e estará em exposição, na praça em frente a Livraria Leitura no Porto Velho Shopping

INICIATIVA PRIVADA RECICLA MAIS DE 100 TONELADAS DE PNEUS VELHOS JOGADOS EM MANAUS

Uma ação voluntária, com recursos privados, já recolheu e reciclou mais de 100 toneladas de pneus jogados em Manaus e na sua periferia.  A iniciativa é da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) em parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip), por meio do programa Brasil Rodando Limpo. Em julho deste ano foram recolhidos em Manaus 45 toneladas de pneus velhos e na última semana chegaram mais 60 para reciclagem em Piraquara/PR, totalizando 105 toneladas até agora. Segundo o representante da indústria de reciclagem de pneumáticos, presidente da Abrerpi Joel Custodio, a iniciativa alivia um pouco a sobrecarga de pneus sem destinação ambiental na região amazônica, mas é preciso ir além. “Nessas duas operações em Manaus nós conseguimos o patrocínio de empresas engajadas na causa ambiental e transportamos esses sete contêineres por mais de 4 mil quilômetros para reciclagem. Logicamente essa logística reversa não se sustenta no longo prazo, não pode ser tão complexa. É necessário leis e incentivos fiscais para instalação de recicladoras em regiões em que a atividade ainda não se viabilizou economicamente, como na Amazônia”. Em Manaus/AM é muito comum avistar pneus velhos amontoados em canteiros no meio de avenidas e também na periferia, já em área de floresta amazônica, existem aberturas na mata com montes de pneus velhos acumulando água parada. A estimativa das duas entidades é que em apenas em um desses pontos há pneus suficientes para lotar cerca de 60 contêineres.

LEI DAS FERROVIAS É REGULAMENTADA

Nesta segunda-feira (24) o Diário Oficial da União traz a regulamentação da Lei nº 14.273, de dezembro de 2021, a  Lei das Ferrovias, o que vai viabilizar novos investimentos privados na construção de novos trilhos, no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte ferroviário, por meio do modelo de autorizações, o que deve expandir significativamente as ferrovias nacionais, auxiliando a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos. Até setembro, apenas um ano depois de instituir o modelo de autorizações ferroviárias, o Governo Federal registrou 89 pedidos de entes privados interessados em atuar no setor pelo novo regime. Apresentados por 39 diferentes proponentes, os requerimentos somam 22.442 quilômetros de novos trilhos em todas as regiões do país e têm uma projeção de investimento estimado em R$ 258 bilhões.  Até o momento, são 27 contratos assinados entre a União e proponentes, que receberam a devida autorização federal para implantar novas estradas de ferro. A projeção de recursos privados a serem alocados na implantação desses empreendimentos já autorizados soma R$ 133,24 bilhões e 9.922,5 quilômetros de novos trilhos, cruzando 15 unidades da Federação. Novos contratos devem ser assinados nos próximos dias.

AMANHÃ, 25 DE OUTUBRO, É O DIA DO MACARRÃO

Amanhã, 25 de outubro, é o Dia Mundial do Macarrão. O macarrão é um alimento presente em 99,5% dos lares brasileiros, mas não apenas no Brasil.  No Brasil faz sucesso também nas exportações de massas alimentícias, que continuam em ascensão em 2022. Graças também ao projeto setorial de fomento às exportações Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a ApexBrasil.  Um a mostra disto é que, de janeiro a agosto de 2022, as exportações de massas atingiram USD 13,3 milhões em exportações, um aumento de 9% em valor frente a 2021, além de 8,2 mil toneladas consumidas, o dobro do patamar alcançado no mesmo período em 2019.  Entre janeiro e agosto de 2020 e 2021, o Brasil exportou para os Estados Unidos, os principal comprador das massas brasileiras USD 2,3 milhões e com 128% de crescimento frente ao mesmo período de 2021 (2 mil toneladas e 117% de aumento em volume).  Segundo Rodrigo Iglesias, diretor internacional da ABIMAPI a pandemia impulsionou as vendas internacionais mediante a diversidade e versatilidade, além da praticidade oferecida na oferta exportada brasileira. “O Brasil tem encontrado mais espaço para apresentar diferentes formas e momentos de consumo introduzindo o alimento cada vez mais no dia a dia de consumidores fora do país”.

VISA MOSTRA QUE PAGAMENTOS DE ATIVIDADES FÍSICAS CRESCERAM QUASE 80% NO 1º SEMESTRE

É fato que, em 2021, por conta ainda do isolamento social da pandemia, o mercado brasileiro de atividades físicas, como esportes e academia, sofreu um forte impacto negativo. Agora a Visa Consulting & Analytics (VCA), que analisou as transações realizadas no Brasil com credenciais Visa no primeiro semestre de 2021 e de 2022 do setor, revela que, por conta dos novos hábitos da população de cuidar da saúde, houve um crescimento de 74% nas transações presenciais e online Visa no período. Análise aponta que as transações com credenciais Visa presenciais nos estabelecimentos fitness aumentaram 69% ao comparar os primeiros seis meses de 2021 com o mesmo período de 2022. Ao analisar apenas as transações online com credenciais Visa, se notou que, com a volta ao presencial, ainda assim o canal virtual se tornou uma tendência, já que a quantidade de transações online evoluiu 78% entre o primeiro semestre de 2021 e 2022. Isto mostra que muitas empresas mantiveram suas plataformas digitais para pagamentos. A Visa Consulting & Analytics notou ainda, que a utilização de soluções de pagamento como os pagamentos recorrentes (modelo automático e periódico de cobranças) e o Card On File, para planos, assinaturas e mensalidades, cresceu mais quase 80% na quantidade de transações Visa no primeiro semestre de 2022 contra os primeiros seis meses de 2021 .

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL 

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress