Líder Supremo do Irã pede que potências deixem claro a retirada de sanções contra Teerã
TEERÃ — O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, aprovou o acordo nuclear entre Teerã e potências mundiais e ordenou que ele seja implementado com algumas condições e disse que os Estados Unidos não são confiáveis, informou seu site nesta quarta-feira. Em uma carta ao presidente Hassan Rohani, Khamenei destaca que as potências ocidentais devem deixar claro a retirada de sanções contra a economia iraniana e afirma que há ambiguidades no texto aprovado após intensas negociações.
“O resultado das negociações tem inúmeras ambiguidades e fragilidades estruturais”, afirma o guia supremo na carta enviada ao Rohani, mas aponta que qualquer mudança no futuro é “improvável”.
O aiatolá também disse que o Irã deve desistir de estoques de urânio até que as potências cheguem a um acordo sobre a possível dimensão militar (PMD) do programa nuclear, um dos pontos-chave do processo. Ele acrescentou que o presidente Barack Obama enviou duas cartas ao líder religioso, assegurando os EUA não tinham a intenção de derrubar o clérigo iraniano
Até agora, Khamenei, que tem voz final na maioria das políticas no Irã tinha rejeitado publicamente o acordo, assinado em julho com os EUA, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha. O documento histórico prevê que Teerã limite suas atividades nucleares em troca do levantamento de sanções ao país.
As potências ocidentais suspeitam que o Irã desenvolvam armas nucleares, acusações negadas por Teerã. O governo iraniano, que possui mísseis de 2.000 km de alcance capazes de atingir Israel, afirma que seus mísseis balísticos são defensivos, sem conter armas.
Na sexta-feira, Barack Obama disse que Teerã violou normas da ONU ao realizar testes com mísseis e ressaltou que é necessário mais pressão internacional sobre Teerã, em entrevista conjunta com a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. O líder americano, contudo, voltou a defender o acordo nuclear assinado em julho.
Fonte: oglobo


























Add Comment