Teia Digital

Justiça absolve desembargador e servidores – Por Sílvio Persivo

Ela foi quem disse. “A solidariedade é a ternura dos povos” (Gioconda Belli).

MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVA PARA A JUÍZA EUMA MENDONÇA TOURINHO

Uma sessão solene marcada para o próximo dia 26 de abril, às 16h, no Plenário da Assembleia Legislativa vai homenagear, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo,  proposta pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN), a juíza Euma Mendonça Tourinho, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A juíza é integrante da Diretoria da Comissão de Prerrogativas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Diretoria do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e da Diretoria da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron). Durante sua trajetória profissional, Euma Mendonça Tourinho participou de  palestras, congressos, seminários, cursos e encontros, de projetos sociais, como o Projeto Cidadania e Justiça, promovido pela Comarca de Espigão do Oeste, Semana de Cidadania e o projeto “O Caráter Conta”, promovido por meio de intercâmbio com a Universidade da Virgínia (USA), entre outros. Para Boabaid trata-se de um reconhecimento justo de uma juíza que atende todos os requisitos para receber a comenda proposta. “Além de ser dona de um currículo formidável, a doutora Euma Mendonça Tourinho prestou muitos serviços em prol da sociedade e por tal razão merece ser homenageada por essa Casa de Leis”, disse.

APLICATIVO TÔ NO CONTROLE/OPINE AÍ

O aplicativo Tô No Controle/Opine Aí, lançado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), na segunda-feira (23), contribuirá para que os gestores e funcionários públicos possam refletir sobre os serviços públicos prestados à população e façam de forma diferente, de uma outra maneira, as ações necessárias para atender melhor o cidadão de Rondônia. Foi o que disse o governador Daniel Pereira no evento, realizado no auditório da instituição.“Estou certo de que a avaliação das pessoas sobre o serviço público nas diversas áreas é ruim, e não é porque o prefeito e o governador não querem fazer. É o limite que temos, mas também porque é preciso fazer as coisas um pouco diferente, de outra maneira, e o aplicativo irá oferecer esta oportunidade, a partir da manifestação do cidadão”. O dispositivo eletrônico, que pode ser utilizado nos smartphones, computadores e tablets, foi desenvolvido pelo TCE-RO, e conta com apoio de instituições públicas e privadas, a exemplo do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça (TJ-RO), do Ministério Público estadual (MP-RO), da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Rondônia (OAB-RO), da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), entre outros. Na apresentação do dispositivo, o servidor Márcio Alves, integrante da equipe que atuou na construção da ferramenta, juntamente com colegas da Presidência, Controle Externo, Gestão Estratégica, Tecnologia da Informação, Ouvidoria, Comunicação, entre outros, detalhou aspectos do aplicativo que possibilitam a manifestação do cidadão sobre serviços públicos ofertados na educação, saúde, segurança, transporte público e obras entre outros.

DICA MUSICAL DE QUALIDADE

Quando lerem, talvez, não dê tempo, mas, bom mesmo, na terça, no Mirante do Madeira é curtir a Gioconda Trivério. Quinta, também imperdível, na quinta, o Trio Madeira PVH, no San Genaro, o restaurante de massas italianas da Duque de Caxias.

RONDÔNIA FASHION EXPERIENCE É UM MARCO DO SETOR, DIZ CIDA MOURÃO

O desfile da coleção industrial rondoniense encerrou o primeiro Rondônia Fashion Experience, na noite da sexta-feira, 20, no espaço de eventos Calama, do Porto Velho Shopping, com a participação de empresas e parceiros de cinco municípios. Com o tema Brasil Experience, o desfile organizado pela consultora Phaedra Brasil encantou o público.Na passarela do Rondônia Fashion Experience, o público assistiu ao desfile de modelos vestindo marcas locais como os uniformes da BigMar; Única e Ene; a moda praia e fitness da Round One e a moda a rigor e noiva da Caprice, todas de Porto Velho. Lingeries e uniformes das lojas Unibela e Belíssima, ambas de Ji-Paraná. De Cacoal vieram a Zared e a Bidu Brasil especialistas em camisaria; de Pimenta Bueno, o público aplaudiu a D’Griff; Abusada e Fly. Rolim de Moura também marcou presença com a Rondônia Bonés e uniformes. Além do desfile e da apresentação master, as oficinas talk show focados em temas como consultoria de imagem, inovação para uma boa gestão, visual merchandising, mídias digitais fizeram parte da extensa programação que contou com a participação de consultores renomados, dentre eles, Ronaldo Fraga; Phaedra Brasil; Rachel Jordan, Karen Rochlin, Larissa Salles e Fábio Monnerat. Segundo a presidente do Sindicato das Indústria do Vestuário do Estado de Rondônia-Sindivest-RO, Cida Mourão, empresária e vice-presidente de Assuntos das Micro e Pequenas Indústrias da Fiero, o desfile e toda a programação constituem marco histórico para o setor. Para  Cida Mourão, “O evento teve a marca da parceria integrada do Sistema Fiero, Sindivest e Sebrae”.

JUSTIÇA ABSOLVE DESEMBARGADOR E SERVIDORES

O juiz federal Bernardo Tinôco de Lima Horta, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (Seção Judiciária do Estado de Rondônia), julgou improcedente a ação cível pública, por supostos atos de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Federal contra o desembargador Péricles Moreira Chagas e os serventuários  da justiça Jacob Pereira Rebouças, Jamil Januário, João Bernardino Oliveira, José Miguel Lima  e Walney Bezerra Costa. Os seis foram inocentados das acusações formuladas pelo MPF porque o juiz federal Bernardo Horta se convenceu da  inexistência de ato de improbidade administrativa e extinguiu o processo. Moreira Chagas, que se aposentou voluntariamente após décadas de serviços prestados em Rondônia, foi juiz de direito em Ji-paraná e Porto Velho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, entre outros cargos que ocupou na magistratura, era acusado de não ter cuidado do prédio do TRE, quando  da cheia do Rio Madeira em 2014. As águas invadiram o prédio, danificando seriamente sua estrutura e, por algum tempo, se estimava que não seria possível recuperá-lo. Fico feliz que tenha acabado este problema. Moreira Chagas é uma personalidade muita querida na sociedade de Porto Velho.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com