Pilotos iraquianos que se juntaram ao Estado Islâmico (EI) estão treinando integrantes do grupo extremista para conduzirem três caças apreendidos do Exército sírio, informou nesta sexta-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que é a primeira vez que os jihadistas levantam voo.
Os aviões têm voado sobre o aeroporto militar sírio de al-Jarrah, em poder do Estado islâmico, a leste de Aleppo, no norte da Síria, disse Rami Abdulrahman, que dirige o grupo de monitoramento.
Abdulrahman relatou que aeronaves foram vistas voando a baixa altitude também do lado de fora do aeroporto. As informações não puderam ser comprovadas de forma independente.
— Pessoas viram os voos, eles voaram muitas vezes a partir do aeroporto, e eles estão voando em área fora do aeroporto e retornando — afirmou o chefe do OSDH, citando testemunhas na província de Aleppo, perto da base, que fica a 70 km da Turquia.
Forças lideradas pelos EUA estão bombardeando bases do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. O grupo tem usado regularmente armas capturadas dos Exércitos da Síria e do Iraque e tem invadido várias base militares, mas esta foi a primeira vez que eles foram capazes de pilotar aviões.
— Eles têm treinadores, oficiais iraquianos que antes foram pilotos para o (ex-presidente iraquiano) Saddam Hussein — complementou Abdulrahman.
Não ficou claro se os jatos foram equipados com armamentos ou se os pilotos têm condições voar a longas distâncias. Segundo testemunhas, os aviões pareciam ser os modelos MiG 21 ou MiG 23 capturados do Exército sírio.
A zona rural a leste da cidade de Aleppo é uma das principais bases do EI na Síria. Contas pró-Estado Islâmico no Twitter postaram anteriormente fotos de jatos capturados em outras partes do país, mas as aeronaves pareciam inutilizáveis, de acordo com analistas e diplomatas.
Fonte: O Globo
Add Comment