A propriedade é da família de dona Leontina Franco desde a década de 1970. Quando os pais dela chegaram ao local existia uma nascente que abastecia a casa da família
Cerca de 30 pessoas plantaram 600 mudas de árvores em uma área de preservação permanente no sítio J5 em Jaru. A equipe é composta por proprietários rurais, voluntários do grupo Água Viva e crianças que decidiram passar o sábado (11) cuidando do meio ambiente.
Os voluntários plantaram as mudas perto de uma nascente degradada. Eles acreditam que essa ação é o primeiro passo para a recuperação do local.
A propriedade é da família de dona Leontina Franco desde a década de 1970. Quando os pais dela chegaram ao local existia uma nascente que abastecia a casa da família.
Recuperação de nascentes
“Aqui corria uma água muito bonita e a gente não tinha consciência que deveria cuidar então aqui era passador de gado, a gente passava cavalo e aí ela foi se acabando. Conforme o gado passava aqueles ‘terrões’ iam caindo e hoje está aqui desse jeito”, explica Leontina.
A moradora afirma que a família já tentou recuperar a nascente, mas a esperança de revitalizar o córrego só veio com a ajuda dos voluntários do grupo Água Viva.
O grupo Água Viva surgiu em 2017 e atualmente conta com mais de 100 integrantes. O trabalho é totalmente voluntário.
A agrônoma Elisangela Barbosa levou o filho Alexandre de 6 anos para participar da atividade. “Eu joguei pó de pedra, plantei a árvore, eu cavaquei”, fala o menino contente.
Elisangela diz que faz questão de incluir o pensamento ecológico a rotina da família. Um exemplo disso é que na festa de aniversário de cinco anos de Alexandre ela distribuiu mudas de árvores para os convidados.
“Não sobrou nenhuma e teve convidado que perguntou se não havia outras para levar”.
Add Comment