Pelo menos 23 foram mortos; ação representa a mais pesada investida militar israelense na Síria desde o início da guerra civil síria em 2011
Israel afirmou nesta quinta-feira (10) que atacou quase toda infraestrutura militar do Irã na Síria depois que forças iranianas dispararam pela primeira vez mísseis contra território controlado por Israel.
A ação representa a mais pesada investida militar israelense na Síria desde o início da guerra civil síria em 2011, na qual tropas iranianas, milícias xiitas e soldados russos se mobilizaram em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora o conflito, disse que os ataques israelenses mataram pelo menos 23 militares, incluindo sírios e não sírios.
O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, disse que os mísseis iranianos não acertaram seus alvos, que eram bases militares nas Colinas de Golã ocupadas por Israel, ou foram interceptados.
As expectativas sobre um aumento de tensão na região, em meio a alertas de Israel de que estava determinado a impedir o entrincheiramento militar iraniano na Síria, foram alimentadas pelo anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na terça-feira, de que vai retirar seu país do acordo nuclear fechado com o Irã em 2015.
FONTE: REUTERS
Add Comment