Um novo ciclo de desenvolvimento teve início em Pimenteiras do Oeste, no Cone Sul, com a revitalização asfáltica realizada por meio do projeto “Tchau Poeira” do Governo de Rondônia. Na manhã de quarta-feira (9), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, verificou o resultado dos 5,6 quilômetros de microrrevestimento asfáltico, e anunciou mais seis quilômetros de asfalto novo, que somado aos 2,5 km já previstos, totalizará 8,5 km de pavimentação, elevando assim para mais de R$ 10 milhões o investimento do Estado na cidade.
“Vendo como Pimenteiras ficou bonita com as obras do “Tchau Poeira”, e analisando que o nosso Estado está conseguindo cada vez mais equilíbrio financeiro, pois o Governo do Estado tem lutado contra a corrupção, fazendo um trabalho digno e honroso com os recursos, anuncio mais 6 km de asfalto novo para Pimenteiras do Oeste”, afirma o governador.
Às margens do rio Guaporé, o município de Pimenteiras do Oeste é o menor município de Rondônia, com pouco mais de dois mil habitantes, um pedacinho do Estado que orgulha moradores e encanta turistas, tendo uma forte potência para a pesca esportiva, e agora entra em uma nova etapa de desenvolvimento com investimentos feitos pelo Executivo Estadual.
O comerciante Sidney Ribeiro Araújo chegou a cidade há cerca de um ano e conta que a revitalização asfáltica é algo para ser aplaudido. Ele se encantou pelo município só de ver a fotos da cidade pela internet, e trocou o agito de São Paulo pelo sossego de Pimenteiras.
“Eu falei para um amigo que mora no município próximo daqui, em Cerejeiras, que eu estava muito estressado, tinha ido ao médico e estava preocupado. E ele me falou sobre Pimenteiras, olhei as fotos na internet, me apaixonei só de olhar, e em 45 dias me mudei para cá; encontrei sossego que eu procurava, e é uma cidade muito bonita, em pleno desenvolvimento”.
Ele acrescentou que os investimentos que estão sendo feitos valoriza ainda mais a cidade. “Estou vendo por meio dessas obras que o Poder Executivo se importa com a nossa cidade, quer que ela se desenvolva, isso é muito bom, pois fiz daqui o meu lar, e estou muito feliz. O asfalto na cidade representa tudo, é segurança, é limpeza; só traz benefícios para a cidade”, conta Sidney.
Outra que também está contente com as obras do “Tchau Poeira” em Pimenteiras do Oeste é a dona de casa Isamara Casara. “Antes as ruas eram cheias de buraco, tinha muita poeira no verão e lama no período chuvoso, e agora com as obras está melhor. Estou muito feliz por causa do asfalto, valoriza a nossa cidade”.
Funcionária de um comércio no município, Gabriela Brito, já mora em Pimenteiras há 27 anos, e ressalta as vantagens do asfalto para a cidade. “Esse asfalto ajuda muito a gente, para não ter poeira no período seco e também para não ter lama no período chuvoso. Além disso, a cidade fica mais bonita”.
O autônomo Francisco de Lima concorda. “Antigamente era perigoso transitar pelas ruas, agora está mais seguro”.
REVITALIZAÇÃO
O governador Marcos Rocha destacou ainda que o Governo do Estado busca tornar Pimenteiras uma cidade ainda mais bonita e próspera, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), Elias Rezende, reforçou o compromisso de por meio do “Tchau Poeira” levar obras de qualidade e que proporcionem trafegabilidade aos moradores.
A prefeita Valéria Garcia ressaltou a importância do apoio do Executivo Estadual para o desenvolvimento da cidade. “O Governo não vê quantidade de habitantes e nem distância para levar investimentos, por isso que Pimenteiras mesmo sendo o menor município de Rondônia, está sendo contemplado por essas obras do ‘Tchau Poeira’, que vem para dar uma nova cara para o município e mais qualidade de vida aos moradores”.
Após a conferência das obras do “Tchau Poeira”, o governador Marcos Rocha fez visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Inácio de Castro, onde de forma lúdica falou de questões sérias, como o combate ao uso de drogas e a necessidade do desvio do envolvimento em situações ilícitas. Apontou a Educação como o caminho para a realização de sonhos, e deu orientações para que cada estudante sejam cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de Rondônia.
Ao questionar os alunos sobre o tipo de carreira que pretendem seguir percebeu desejos comuns. “Temos um time de futebol em um quartel aqui nesta turma”, brincou o governador, diante da revelação de muitos alunos do 6º ano em querer ser policiais e jogadores de futebol.
Add Comment