Noticias

Inscrição automática na tarifa social de energia elétrica vai à sanção

Programa concede descontos de até 65% no pagamento das contas de energia, dependendo da faixa de consumo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (19), o projeto de lei que simplifica a inscrição automática de famílias de baixa renda entre os beneficiários do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. A matéria, já aprovado pelo Senado Federal, agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A Tarifa Social concede descontos de até 65% no pagamento das contas de energia, dependendo da faixa de consumo. O desconto para quem consome até 30 kilowatts-hora (kWh) é de 65% do valor total. As residências que consomem entre 31 kWh/mês e 100 kWh/mês recebem desconto de 40% na conta. Já quando o consumo fica entre 101 kWh/mês e 220 kWh/mês, o desconto concedido é de 10%.

Também têm direito as famílias que possuam entre seus integrantes quem receba o benefício de prestação continuada da assistência social (BPC). Atualmente, cerca de 11 milhões de residências são beneficiadas com o programa.

Pela proposta aprovada, obriga-se o Poder Executivo e as concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição e energia elétrica a inscrever, de forma automática, na Tarifa Social de Energia Elétrica os integrantes do Cadastro Único de programas sociais do governo federal que atendam aos critérios legais. Para isso, o governo deverá manter o cadastro atualizado.

A matéria havia sido aprovada pelos deputados em abril de 2020, mas os senadores fizeram modificações no projeto. Por causa disso, retornou à Câmara. O relatório de Léo Moraes rejeitou parte do texto que estendia a tarifa social para moradores de empreendimentos habitacionais de interesse social, como o programa Casa Verde e Amarela ou outros projetos municipais e estaduais. No entanto, o texto do Senado que modificava o início da vigência da nova lei para 120 dias após a data de sua publicação.

O relator, deputado Léo Moraes (Pode-RO), elogiou a proposta. “É um dos projetos mais importantes deste ano. Vai atender milhões de pessoas quando a inflação galopa e falta comida”, disse.

*Com informações da Agência Brasil e Câmara

FONTE: R7.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]