Teia Digital

INFLAÇÃO EM 2016 TEM PREVISÃO REDUZIDA – por Silvio Persivo

É melhor ir mantendo a edição, enquanto for possível. “Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes” (Machado De Assis).

DIA DA MANDIOCA

A mandioca, segunda cultura de maior importância para a agricultura familiar rondoniense, será tema do Dia de Campo realizado pela Embrapa Rondônia e parceiros, no dia 24 de novembro, a partir das 8h30. O evento acontecerá a 6,5 km da localidade de Nova Mutum Paraná – Porto Velho, sentido Acre, nas proximidades da Usina Jirau. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local. O público-alvo são os agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de ciências agrárias, agentes de fomento e empresários do setor e interessados em conhecer mais sobre a cultura da mandioca.  Os participantes poderão conhecer seis cultivares de mandioca que estão implantadas na área experimental da Embrapa, sendo três de mesa (regionalmente chamada de macaxeira) e três para produção de farinha (mandioca brava). O público também terá acesso ao sistema de produção, com destaque para as técnicas de propagação da cultura, controle de plantas daninhas, controle de pragas, beneficiamento e comercialização da produção.

O Dia de Campo de Mandioca faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau e das Áreas de Terra Firme de seu Entorno, uma parceria entre Embrapa Rondônia e a ESBR. “Vale ressaltar que a importância deste evento ultrapassa as comunidades locais, haja vista que a mandioca é uma cultura presente em quase todas as pequenas propriedades rurais brasileiras, seja para consumo familiar, seja para fins comerciais”, afirmou o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia e coordenador do evento, Davi Oliveira. A cultura da mandioca ocupa uma área de cerca de 1,5 milhão de ha no Brasil, dos quais a região Norte responde por aproximadamente 480 mil hectares, ficando atrás apenas da região Nordeste. Contudo, em termos de produção, a região Norte ocupa a primeira posição com 7,8 milhões de toneladas, de uma produção nacional em torno de 23 milhões de toneladas. O estado com a maior produção é o Pará, com 4,7 milhões de toneladas. Rondônia ocupa a 11ª posição, com 574 mil toneladas de raízes produzidas. No âmbito estadual, quem se destaca é o município de Machadinho d’Oeste, com uma produção em torno de 120 mil toneladas, seguido de Porto Velho, com 66 mil toneladas.

 PROFESSOR ARI OTT É EFETIVADO COMO REITOR DA UNIR

Com data do último dia 18 de novembro de 2016, até que enfim, saiu no Diário Oficial a nomeação definitiva do Professor Doutor Ari Miguel Teixeira Ott, para exercer o cargo de Reitor da UNIR,  com um mandato de quatro anos. O Reitor Ari Ott, mesmo tendo sido eleito com uma maioria  acima de 50% da estava como Pró-tempore desde maio. A nomeação pelo presidente Michel Temer, por fim, validou a escolha soberana da comunidade acadêmica.

LANÇADO O SELO DE NATAL

No  sábado, 19, no Porto Velho Shopping, num ato que contou com as assinaturas de três convidados, o próprio Papai Noel, a criança Maria Eduarda da Silva e o decano da imprensa amazônica, jornalista Euro Tourinho, diretor do Alto Madeira, foi lançado oficialmente o “Selo de Natal”. O  selo  apresenta  a  imagem estilizada do Arcanjo Gabriel, em posição de reverência, como se estivesse diante do Trono de Deus, trazendo na mão uma mensagem sagrada. A imagem do Anjo é de autoria de Biaggio Mazzeo, criador do Bloco emitido em 29 de setembro de 1973, em homenagem ao Movimento Gabrielista no Brasil. O ato também serviu para divulgar a realização da campanha “Papai Noel dos Correios”.

 175º ENCONTRO COM NOTÁVEIS EM MANAUS

O Studio 5 Centro de Convenções será, no dia 23 de novembro, a partir das 18 horas, palco do “175º Encontro com Notáveis”. O evento reúne três especialistas para ministrar palestras sobre assuntos de importância no cenário atual, dentro do tema “Notáveis Amazonenses: Painel de ações inspiradoras”. Os palestrantes são Jorge Campos, Presidente do Conselho de Administração do Amazonas; Mariana Leite, Membro do Global Shapers Manaus (iniciativa do Fórum Econômico Mundial); e Maria Evany do Nascimento, Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Maiores informações com Suzana Elias Azar e Stella Milani-Persona Consultoria de Comunicação, Fones: (11) 5531- 8958 e 5531- 1006; e-mail:  [email protected]  e [email protected]

 INFLAÇÃO EM 2016 TEM PREVISÃO REDUZIDA

As instituições financeiras, segundo o Boletim Focus, elaborado com pesquisa feita pelo Banco Central, reduziram a projeção de inflação pela segunda vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,84% para 6,80%. Para 2017, a estimativa foi mantida em 4,93%. As projeções ultrapassam o centro da meta que é 4,5%. O teto da meta é 6,5% este ano, e 6% em 2017. A projeção de instituições financeiras para a queda da economia (Produto Interno Bruto – PIB), este ano, foi ajustada de 3,37% para 3,40%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi alterada de 1,13% para1%. A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, permanece em 13,75%, ao final deste ano, e em 10,75% ao ano, no fim de 2017. A taxa é utilizada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress