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CONSUMO IRREFLETIDO DO ANO PASSADO ATINGIU 20% DOS BRASILEIROS – por Silvio Persivo

É preciso sempre crer nisto. “Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo” (Guimarães Rosa).

CERVEJAS ESPECIAIS NASCIDAS DA ESTAÇÃO DAS DOCAS

A Estação das Docas, em Belém do Pará, que se destaca por ser um dos pontos turísticos de atração da cidade, um centro cultural e comercial, na zona portuária revitalizada da capital paraense onde lojas de artesanato regional dividem o espaço com bares e restaurantes, incluindo o bar da Amazon Beer, uma cervejaria 100% artesanal, inaugurada em 2000, acabou se transformando numa premiada linha de cervejas especiais, com distribuição em todo o Brasil e vendas até para o exterior. Inicialmente as cervejas eram produzidas somente para consumo no local, mas, em 2011, a Amazon Beer abriu uma fábrica e engarrafou suas cervejas especiais. E, segundo o proprietário da empresa, em sociedade com seu pai, Arlindo Guimarães, Caio Guimarães, “Já multiplicamos por 10 nossa produção”. A distribuição alcança, hoje, sete estados brasileiros e obteve as primeiras exportações para o Japão e o licenciamento de produção para uma cervejaria de Londres, na Inglaterra.

SABORES AMAZÔNICOS DAS CERVEJAS ARTESANAIS

Em geral, as frutas adicionadas às cervejas artesanais da Amazon Beer são ácidas para conferir frescor, sem dar um sabor marcante demais à bebida. É o caso da primeira cerveja da Amazon Beer  lançada em 2002, a Forest Bacuri, uma fruit beer clara e leve. Semelhante é a Witbier Taperebá, o sabor azedo da fruta facilitou o trabalho do mestre cervejeiro. Conhecido como cajá, o taperebá (Spondias mombin) é, valorizado pelo alto teor em fibras, com vitaminas A, B e C mais ferro, fósforo e cálcio e com poucas calorias. A cerveja estilo belga é bem aromática e cai bem com saladas, sushi, salmão e lagosta. No caso do açaí (Euterpe oleracea), a Stout Açaí conta com café, chocolate e malte torrado para acompanhar o fruto amazônico, equilibrando a mistura. É uma cerveja escura, com espuma cremosa, boa para acompanhar queijos duros, presunto cru e sobremesas à base de chocolate e frutas vermelhas. A Cupulate Porter seguiu a mesma via: café, chocolate ao leite, cacau e amêndoas acompanham o sabor do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), com o qual se faz o chocolate amazônico ou cupulate. A cerveja adota o estilo tradicional inglês e é recomendada com sobremesas à base de chocolate, baunilha ou frutas vermelhas. Mas, os sabores da Amazon Beer vão além dos frutos: raízes e ervas dão ainda um toque de floresta às cervejas. É o caso da Red Ale Priprioca e da Imperial IPA. A primeira é feita com a raiz de um capim aparentado com a tiririca, muito usada nos banhos de cheiro e perfumes regionais, chamado priprioca (Cyperus articulatus). De estilo inglês, harmoniza com carne de porco, carpaccio e aves. A segunda, lançada há s um ano, com bastante malte e lúpulo possui a adição da erva chama, uma planta usada por indígenas para atrair bons fluidos.

XI  JORNADA CIENTÍFICA CEDSA

E, com a temática  “Ética e Consumo Sustentável”, com o objetivo de discutir a crise dos recursos naturais e a necessidade de uma mudança ética da relação homem x natureza, está se aproximando a XI Jornada Científica CEDSA-. Nesta edição, a Centro de Estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que será no período de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016, no  Campus da UNIR (Apresentação de Trabalhos) e Auditório da UNIR Centro (Palestras e Atividades Culturais). Maiores informações no endereço http://www.eventos.unir.br/index.php/xijornadacedsa/xijornadacedsa.

 III SEMANA ESPÍRITA DE PORTO VELHO

A Federação Espírita de Rondônia (Fero), informa que estará realizando, entre os dias 24 e 27 de novembro, a III Semana Espírita de Porto Velho, com o tema “Herdar a Terra: cuidar de si, do outro e do mundo”. O Evento acontece no auditório da Faculdade Unopar, em Porto Velho. Inscrições ainda podem ser feitas no site da fero, www.fero.org.br, nas casas espíritas ou no local, no dia do evento.

O GRANDE SUCESSO DA 1ª INFOPARTY

Foi um sucesso, que durou 24 horas, entre sábado e domingo, com mais de mil pessoas, a 1ª Infoparty – Feira de Tecnologia Digital, na Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia. E teve de tudo um pouco, e como foi um evento gratuito, estiveram lá estudantes, universitários, comerciantes, empresários, professores, médicos, jornalistas e outros tipos de profissionais.

Na manhã de domingo no Espaço Coliseu, o ginásio de esportes da escola foi transformado numa arena de luta eletrônica, durante a disputa final de games. As equipes seguiram jogando até às 10h e só terminaram no final da feira, ao meio-dia. Mais de 400 pessoas inscritas circularam por lá. O resultado da disputa entre 192 jogadores resultou no funil de 54 até o amanhecer de domingo. Uma das razões do sucesso foi, sem dúvida, o acesso das pessoas a uma navegação muito veloz, de um gigabyte de velocidade dedicada, conforme explicou o assessor José Otávio Fagote, da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae). Esta é a velocidade da infovia do governo estadual, que já atende a 419 escolas, 187 unidades da Polícia Militar, 71 unidades da Polícia Civil, 26 unidades do Banco de Sangue da Fhemeron e nove hospitais regionais. Ainda segundo Fagote “A feira abre perspectiva dessa tribo se encontrar agora com maior frequência, principalmente com as boas novas trazidas pelo startup”. Startups são empresas jovens que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade.

CONSUMO IRREFLETIDO DO ANO PASSADO ATINGIU 20% DOS BRASILEIROS

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou que dois em cada 10 brasileiros (19,4%) ficaram com o nome sujo por causa das dívidas feitas com as compras de presentes de Natal e festas de fim de ano em 2015.

Quase quatro em cada 10 consumidores (36,4%) interessados em comprar presentes para o Natal este ano possuem contas com o pagamento em atraso e, além disto, parte dos entrevistados deixará de pagar alguma conta, seja para comprar presentes (4,2%), em razão das festas de Natal (3,9%) ou para fazer as comemorações de ano novo (4,4%). Outros 39% dos que pretendem comprar presentes este ano estão com o nome sujo no momento, independente da compra. No geral, considerando apenas quem ficou com o nome sujo devido as compras do Natal de 2015, 54%, ainda estão nesta situação. Entre os que sabem dizer o valor das dívidas geradas com as festas e os presentes de Natal em 2015 e que acabaram levando à negativação (40,6%), o valor total chega a R$ 921,57, em média.

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