Tudo bem. Mas, para quê? Qual o sentido? “De um certo ponto adiante não há mais retorno. Esse é o ponto que deve ser alcançado” (Franz Kafka).
FERROVIA DA SOJA DEVE SER INCLUÍDA NO PPI
O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp solicitaram a inclusão da Ferrovia bioceânica, no trecho Sapezal (MT) a Vilhena/Porto Velho(RO), denominado de “Ferrovia da Soja” no Programa de Parcerias e Investimentos(PPI) do Governo Federal. O pedido foi feito, na sexta-feira (16), durante audiência com o ministro Moreira Franco, que coordena o Projeto Crescer e o Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal. Na audiência, o senador informou ao Ministro Moreira Franco do trabalho que ele a deputada Marinha Raupp vem realizando, em Brasília junto ao Governo Federal e no Congresso Nacional para que a Ferrovia seja construída até Porto Velho. O senador e a deputada já haviam tratado sobre a ferrovia bioceânica, em audiência, com o ministro dos Transportes, Mauricio Quintela. Na audiência, o senador e a deputada também pediram ao ministro dos Transportes prioridade para a ferrovia. O ministro Maurício Quintela assegurou que incluirá a Ferrovia na programação orçamentária do Ministério dos Transportes. O senador Raupp lembrou que as duas audiências foram importantes para assegurar que a Ferrovia está na agenda de investimentos do governo federal. Como a ferrovia será construída, a partir de uma parceria público-privado torna-se necessária a inclusão deste empreendimento no Programa de Investimentos lançado recentemente pelo presidente da República, Michel Temer.
PRESIDENTE DO TCE AGRACIADO COM A MEDALHA MÉRITO CORONEL JORGE TEIXEIRA
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa Silva, na última quinta-feira (15), foi condecorado com a comenda Medalha Mérito Governador Coronel Jorge Teixeira, conferida pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania do Governo de Rondônia (Sesdec). A medalha foi criada em maio de 2012 e, anualmente, agracia, via Sesdec, personalidades e instituições civis e militares, que prestaram relevantes serviços à segurança pública do estado. No seu discurso de agradecimento o conselheiro presidente Edilson de Sousa, disse que a homenagem é extensiva a todos os que integram o Tribunal de Contas, em razão do trabalho de excelência realizado pela Corte e que resulta em benefícios para toda a administração pública rondoniense.
MULHERES NO GARIMPO
A professora doutora Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lançou pela Editora Appris o livro “Mulheres no Garimpo: Vulnerabilidades do Trabalho Feminino na Amazônia”. O livro pode ser adquirido em https://goo.gl/iFcULR. O tema, como o título já sugere, são as vulnerabilidades do trabalho feminino na Amazônia, o cotidiano de mulheres que trabalham nos garimpos de ouro na Amazônia. A obra aproxima o leitor (a) de um espaço social dominado pela presença masculina, onde mulheres são as protagonistas no cenário das relações de trabalho e gênero. Traz à tona questões pouco exploradas como a vulnerabilidade social e individual da mulher no contexto da feminização, interiorização e pauperização da epidemia de HIV/Aids na Amazônia. Impossível não se envolver com os relatos destas “guerreiras invisíveis”. Suas vozes reafirmam seu lugar no mundo e reivindicam ser “enxergadas” pela dignidade de seu trabalho, fonte de independência financeira e espaço de resistência dentro e fora dos limites do garimpo. Não é, portanto, do lugar de excluídas que estas mulheres desejam ser vistas socialmente enquanto mulheres e cidadãs.
POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SINDAFISCO
Tomou posse, na sexta-feira, 16, a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado de Rondônia – Sindafisco, encabeçada pelo novo presidente Mauro Bianchin, para o biênio 2017/2018.
Mauro Roberto da Silva, presidente pelo biênio 2015/2016 agradeceu os Auditores Fiscais pelo apoio que recebeu em sua gestão e se colocou a disposição dos filiados e do novo presidente para o que for necessário na busca de melhorias para a categoria e o estado. No discurso de posse, Mauro Bianchin, além de reforçar seu compromisso com a categoria, lembrou que a atual diretoria é composta por diversas correntes de pensamento e representantes de várias regiões, e que, por isto, espera que a classe permaneça unida e compromissada com a busca de reconhecimento, melhorias e valorização para os Auditores Fiscais.
INFLAÇÃO DEVE FICAR DENTRO DA META ESTE ANO
As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC), via o Boletim Focus, projetam que a inflação fique dentro do teto da meta este ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 6,52% para 6,49%, sendo esta a sexta queda consecutiva da estimativa. A meta de inflação é 4,50% e limite superior de 6,50%. Para 2017, as estimam que o IPCA deve seguir em 4,90%. A meta de inflação para o próximo ano é 4,5%, com teto em 6%.
A projeção de instituições financeiras para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, permanece em -3,48%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi alterada de 0,70% para 0,58%, em sua nona redução consecutiva. Com recessão econômica e melhoria na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica de juros, a Selic. Nas suas duas últimas decisões, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 13,75% ao ano. Segundo o Boletim Focus, a Selic encerrará 2017 em 10,50% ao ano.
Add Comment