Teia Digital

INFLAÇÃO DA TERCEIRA IDADE ACUMULA 8,71% EM 12 MESES – por Silvio Persivo

Nem parece óbvio. “O elementar é sempre fundamental” (Miguel de Unamuno).

SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO NO SHOPPING

A melhor forma de saber como agir em uma situação insegura é conhecer os procedimentos de segurança. Para isto, o Corpo de Bombeiros e o Porto Velho Shopping realizam uma Simulação de Evacuação com participação da equipe, lojistas e clientes nesta quinta-feira (14), a partir das 10h10. Já no domingo (17), acontecerá uma simulação de resgate de acidente de trânsito, no estacionamento do shopping. Aberta ao público, ambas as ações contarão com situações de emergência fictícias, atores, sonorização, fumaça e falta de luz e fazem parte do treinamento do Corpo de Bombeiros da cidade de Porto Velho. “A simulação faz parte do calendário de ações de segurança na Ancar Ivanhoe e é um exercício importante para que todos conheçam os procedimentos de emergência em casos reais. É fundamental a participação de colaboradores, lojistas e clientes para trazer ainda mais verossimilhança ao simulado e é uma honra poder contar com a parceria do Corpo de Bombeiros”, explica Manoel Souza, gerente de Operações do Porto Velho Shopping. Além da simulação, uma exposição de equipamentos, vestimentas e outros materiais utilizados durante resgastes e serviços da corporação em seus principais focos de atuação estarão na Praça de Eventos Calama do Shopping do dia 15 a 17 de julho. No estacionamento, exposição de veículos, escada magirus e simulação de desencarceramento acontecem durante o mesmo período. Para a criançada, um painel de escalada e tirolesa completam a programação.

 NOTA DE PESAR

É com extremo pesar que registro a morte, na terça-feira (12), em Brasília, do nosso conhecido (e reconhecido) professor Teixeira, Francisco das Chagas Teixeira,  que foi um dos primeiros vereadores de Porto Velho e, mas, acima de tudo, um eterno professor, inclusive da UNIR. Na verdade mesmo tendo saído há dezenas de ano de Rondônia nunca se desligou daqui e foi uma pessoa sábia, educada, fomentador da língua inglesa e um filho ilustre de Calama. Meus pêsames à família.

OS FANTASMAS DA CARTEIRA

Se antes o feijão já deu um susto na carteira, depois foi o leite e o queijo, quem está assustando, no momento, é a farinha.

SERVIÇOS TEM UMA QUEDA ALTA EM MAIO

O volume de serviços teve uma queda de 6,1% em maio, na comparação com o ano passado. É o pior resultado para os meses de maio desde o início da série histórica em 2012. É também a segunda maior queda da série, perdendo apenas para o recuo de 6,4% de novembro de 2015. Quem aponta é o pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), mostrando que os serviços caíram 0,1% na comparação com abril deste ano, 5,1% no acumulado do ano e 4,8% no período de 12 meses. A receita nominal do setor de serviços cresceu 0,4% entre abril e maio deste ano. Na comparação com maio de 2015, houve queda de 0,7%. Nos acumulados do ano e de 12 meses, a receita, porém, teve altas de 0,2% e 0,4%, respectivamente. A receita nominal não considera os efeitos da inflação sobre o valor dos serviços.

INFLAÇÃO DA TERCEIRA IDADE ACUMULA 8,71% EM 12 MESES

A inflação para pessoas com mais de 60 anos, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), ficou em 1,64% no 2º trimestre deste ano. O índice acumula 8,71% em 12 meses, segundo dados divulgados  pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O IPC-3i apresenta taxas superiores ao Índice de Preços ao Consumidor-Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as faixas etárias e que registrou variações de 1,39% no segundo trimestre deste ano e de 8,54% em 12 meses. Mesmo assim, o IPC-3i teve uma queda na taxa na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, ao recuar de 2,72% para 1,64%. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice acompanharam essa tendência. A principal contribuição para a queda veio do grupo de despesas alimentação, onde a taxa passou de 5,37% para 1%. Este recuo foi bastante influenciado pelas hortaliças e legumes, que tiveram uma deflação (queda de preços) de 5,01%, no segundo trimestre. No primeiro trimestre, estes produtos tinham apresentado uma inflação de 17,38%.

 O MILAGRE IRLANDES

Foi divulgado, para surpresa geral, que a taxa de crescimento do PIB da Irlanda, em 2015, foi de estratosféricos 26,3%. Para se ter uma ideia o produto doméstico passou de 193,16 bilhões de euros para 243,914 bilhões. Até mesmo o Central Statistics Office, o IBGE irlandês ficou surpreendido, pois, esperava uma taxa de crescimento alta: 7,8%. Mas, o percentual final ficou num patamar de deixar com inveja os chineses. A explicação é a de que o país, depois que quebrou em 2008, virou um paraíso fiscal disfarçado porque diminuiu a tributação para cerca de 12%, uma das menores do mundo, de forma que, só em 2014, a migração de ativos  foi avaliada em € 525 bilhões de euros. Com isto grandes empresas compraram pequenas empresas irlandesas fazendo com que o setor industrial (incluindo construção) crescesse 87,3%; os demais setores, porém,  tiveram alta mais normais, entre 5,7% e 10,4%. Também confirmam o efeito contábil da migração de ativos o fato de que o consumo familiar cresceu apenas 4,5%, e o do governo, 1,1%. As exportações foram 34,4% maiores que em 2014, e as importações subiram 21,7%. Um dos principais itens são aviões a jato, comprados para serem cedidos por leasing a companhias aéreas. A Irlanda tem uma participação de  20% no mercado mundial.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress