Atualidades

Índio do buraco’ é sepultado em cerimônia fúnebre indígena

O enterro marca o fim do último sobrevivente do povo Tanaru de Rondônia.

O indígena da etnia Tanaru de Rondônia, mas conhecido em vida como o ‘índio do buraco’, foi sepultado, segundo informações, na última sexta-feira, (04). Desde que o corpo foi encontrado no dia 23 de agosto já sem vida e dentro da ‘maloca’ em que vivia, a incerteza pairava sobre qual fim teria os restos mortais do último sobrevivente da etnia Tanaru.

Na época, o corpo, do local foi transladado para Vilhena, e em seguida embarcado num voo da Força Aérea Brasileira (FAB) até Brasília onde passou por exames periciais. De volta a Rondônia, o ‘índio do buraco’ ficou praticamente esquecido nas dependências da Polícia Federal de Vilhena, até que o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação junto a Justiça Federal, exigindo que a Fundação Nacional do índio (Funai) providenciasse o sepultamento que deveria ter ocorrido em outubro. Em resposta, a instituição chegou declarar que “não tinha obrigação legal para sepultar o indígena”.,

Porém, o juízo da Justiça Federal replicou afronta do órgão esclarecendo “que a obrigatoriedade da instituição indígena brasileira de “ser responsável a pessoa do indígena, preservando, inclusive a sua cultura”.

Na decisão, também foi estipulado prazo de cinco dias, a contar da data do dia (03 de novembro) para a realização do enterro. O sepultamento do ‘índio do buraco’ aconteceu sob ritos fúnebres indígenas no mesmo local onde viveu seus últimos anos de sua vida.

FONTE: JH NOTÍCIAS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com