Só quem tem sapato apertado sente o calo. “Suponho que o único momento em que a maioria da gente pensa na injustiça é quando se sucede com eles” (Charles Bukowsky).
Ó QUEIJÃO, DANADO DE GRANDE!
Nova Mamoré, o município que se encontra entre Porto Velho e Guajará-Mirim, possui o segundo maior rebanho bovino de Rondônia, com um rebanho estimado em, pelo menos, 618.840 cabeças de gado. Por isto mesmo, com um rebanho leiteiro de 194.777 cabeças, produz 94 mil litros de leite por dia. Sempre produziu bons queijos, e quem transita por lá, costuma comprar seus produtos, mas, agora, na 1ª Festa do Leite, realizada de quarta-feira (30) até sábado (2), no distrito de Palmeiras, o que chamou a atenção foi que apresentaram, como uma das atrações, o maior queijo da região amazônica, pesando 214 quilos. O feito poderia ser incluído no livro dos recordes, o Guinness World Records, disse o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani. Bem, incluído ou não, é um queijão para guloso algum colocar defeito. Mas, independentemente do tamanho, os queijos de Nova Mamoré são muito bons mesmos.
CURSO DE MEDICINA DA UNIR SE DESTACA NO ENADE
Se antes o curso de Enfermagem já havia tido um nota que deu motivo à comemoração, então, a vez agora foi do curso de Medicina da UNIR que alcançou um conceito no Enade superior ao de instituições de larga tradição, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Paraná, pois, integra o seleto rol das 35 melhores escolas de medicina do país. No Brasil, até março de 2016, havia 268 escolas médicas em atividade, sendo 146 particulares, 75 federais, 32 estaduais, 13 municipais e 2 públicas, nas quais 24.401 estudantes completam o diploma por ano. Para o reitor Ari Ott isto se constitui em “Algo que retrata a grandeza dos esforços empreendidos por alunos, professores e todo o corpo técnico que contribui para o desenvolvimento institucional da Universidade, pois, todos sabemos das limitações que ainda enfrentamos e o mais gratificante é que elas vem sendo encaradas como desafios e não como barreiras”. Ari Ott também ressaltou que a administração da UNIR vem se empenhando para favorecer, da melhor forma possível, o aprimoramento contínuo do curso de Medicina.
MUDANÇA DE LOCAL
Buscando melhorar o atendimento aos seus clientes o Saint Louis Café & Bistrô mudou de endereço. Saiu da Calama para a Avenida Carlos Gomes com a Joaquim Nabuco, 1532, próximo ao Bob’s. Mudou também a logomarca, que ficou mais clara, porém, não mudou o bom atendimento nem a qualidade de seus produtos. E, de quebra, se gostar de uma cerveja encontrará uma boa variedade, inclusive a Cusquenha. E o guaraná Jesus, em diversos tamanhos. Também atende, na filial, do aeroporto.
E BOLOS, BELOS BOLOS
Por falar em comida, em comida gostosa, uma dica: Deise Cakes e Cupcakes. Quem quiser ter uma ideia vá visitar a página https://www.facebook.com/deisecakesecupcakes/. Mas, se quiser experimentar terá que entrar em contato pelo e-mail deiseparada31@hotmail. com ou pelos telefones (69) 3228.3203 e 99246.6221.
EMPODERAMENTO DAS MULHERES
Recebi, e agradeço, atencioso convite do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/RO, órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas de mulher em todo o Estado, para participar da Palestra: Empreendedorismo na Amazônia: “Empoderamento das Mulheres”, com o Palestrante Mário Gazin, o sócio proprietário do Grupo Gazin. A palestra será no próximo dia 12 de setembro, terca-feira, às 18:00 hs, no Auditório da Faculdade UNAMA Porto Velho End.: Av. Campos Sales, 4010 – Areal, Porto Velho – RO (ao lado do Classe A, condomínio da Eletronorte). Maiores informações Tel.: (69) 99265-8000.
IMPACTO DO AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS VAI ALÉM DAS BOMBAS
Causando impacto o novo reajuste nos preços do diesel e da gasolina anunciado pela Petrobras que entrou em vigor na segunda-feira, dia 04. A preocupação maior é do segmento dos transportes, pois, a cada aumento, o valor do diesel, obrigatoriamente, tem que ser repassado o frete, o deslocamento das cargas, ocasionando aumento dos preços. O acréscimo com o novo aumento, que pode chegar à 2,31% sobre o valor da tarifa, deve atingir o bolso do consumidor e, dependendo do produto, os reflexos podem superar 5% de aumento, o que não é um valor desprezível em especial quando os salários se encontram, praticamente, defasados, sem a correção da inflação. E, recentemente, o aumento substancial da passagem de ônibus já foi um duro golpe no bolso dos trabalhadores de Porto Velho.
GOVERNANÇA CLIMÁTICA E SERVIÇOS AMBIENTAIS EM DISCUSSÃO
Ontem, na terça-feira, 5, na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) sediou a Consulta Pública – Proposta de Lei da Política estadual de governança climática e serviços ambientais de Rondônia. Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Governo estadual e com apoio do Sistema Fiero, o evento aconteceu no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho e contou com a participação de representantes do setor produtivo rondoniense, indústria e comércio, que fizeram questionamentos e deram sugestões para melhorar a legislação. A política de Governança Climática e Serviços Ambientais tem por objetivo garantir a redução das emissões de gases do efeito estufa, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e também, a valoração e valorização dos ativos ambientais do Estado, através de incentivo e pagamento por serviços ambientais e incentivos às ações de redução e emissão de gases de efeito estufa. As consultas públicas que tratam deste tema foram iniciadas mês passado pela Sedam e estão sendo realizadas em grupos especiais e de interesses comuns, para que cada área interessada contribua de acordo às suas necessidades. Após as realizações das Consultas públicas, será a vez das audiências públicas que serão destinadas a toda a sociedade.
Add Comment