Política e Economia

Ibovespa cai novamente e perde os 110 mil pontos; agosto termina no azul

Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, caiu novamente nesta quarta-feira (31), apesar da recuperação das ações da Petrobras.

O índice teve queda de 0,82%, a 109.523 pontos. Veja mais cotações.

Na terça-feira, a bolsa fechou em queda de 1,68%, a 110.431 pontos. Com o resultado de hoje, acumulou queda de 2,47% na semana e alta de 6,16% no mês. No ano, o índice ainda tem alta de 4,48%.

O que está mexendo com os mercados?

No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais cedo que o desemprego ficou em 9,1% em julho. A população ocupada chegou a 98,7 milhões de pessoas, o maior nível da série histórica da pesquisa, em 2012.

Os dados do IBGE, no entanto, mostram a fragilidade desse crescimento: o número de trabalhadores informais foi o maior da série, ficando em 39,3 milhões, 559 mil a mais que no trimestre encerrado em abril. A taxa de informalidade ficou em 39,8% da população ocupada.

Estrategistas da XP Investimentos destacaram que, apesar da melhora no mercado de trabalho, ainda há bastante incertezas nos cenários global, com preocupações inflacionárias e relacionadas à recessão econômica, e doméstico, com riscos políticos podendo aumentar.

Além disso, a equipe econômica apresentou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano de 2023, o primeiro de gestão de um novo mandato. Veja aqui os destaques da proposta.

O texto trata de vários pontos importantes para a sociedade, como o valor do salário mínimo, a possibilidade de reajuste de servidores públicos, o tamanho do Auxílio Brasil e sobre a correção da tabela do Imposto de Renda, entre outros temas.

Lá fora, o mercado avalia os dados sobre a inflação da zona do euro, que atingiu novo recorde em agosto, a 9,1% no acumulado em 12 meses — sugerindo novas altas nas taxas de juros para conter a escalada de preços, o que pode manter a economia sem ímpeto.

Na terça, dados dos EUA mostrarem que a confiança do consumidor se recuperou mais do que o esperado em agosto, enquanto as vagas de emprego em aberto aumentaram em julho, sem dar sinais de que a demanda por mão de obra esteja desacelerando.

Ambos os dados devem manter o Federal Reserve firme em sua trajetória agressiva de aperto da política monetária.

FONTE: G1.COM – GLOBO.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]