Nesta quarta-feira, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo caiu 0,82%, a 109.523 pontos.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, caiu novamente nesta quarta-feira (31), apesar da recuperação das ações da Petrobras.
O índice teve queda de 0,82%, a 109.523 pontos. Veja mais cotações.
Na terça-feira, a bolsa fechou em queda de 1,68%, a 110.431 pontos. Com o resultado de hoje, acumulou queda de 2,47% na semana e alta de 6,16% no mês. No ano, o índice ainda tem alta de 4,48%.
O que está mexendo com os mercados?
No cenário local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais cedo que o desemprego ficou em 9,1% em julho. A população ocupada chegou a 98,7 milhões de pessoas, o maior nível da série histórica da pesquisa, em 2012.
Os dados do IBGE, no entanto, mostram a fragilidade desse crescimento: o número de trabalhadores informais foi o maior da série, ficando em 39,3 milhões, 559 mil a mais que no trimestre encerrado em abril. A taxa de informalidade ficou em 39,8% da população ocupada.
Estrategistas da XP Investimentos destacaram que, apesar da melhora no mercado de trabalho, ainda há bastante incertezas nos cenários global, com preocupações inflacionárias e relacionadas à recessão econômica, e doméstico, com riscos políticos podendo aumentar.
Além disso, a equipe econômica apresentou ao Congresso Nacional a proposta de orçamento para o ano de 2023, o primeiro de gestão de um novo mandato. Veja aqui os destaques da proposta.
O texto trata de vários pontos importantes para a sociedade, como o valor do salário mínimo, a possibilidade de reajuste de servidores públicos, o tamanho do Auxílio Brasil e sobre a correção da tabela do Imposto de Renda, entre outros temas.
Lá fora, o mercado avalia os dados sobre a inflação da zona do euro, que atingiu novo recorde em agosto, a 9,1% no acumulado em 12 meses — sugerindo novas altas nas taxas de juros para conter a escalada de preços, o que pode manter a economia sem ímpeto.
Na terça, dados dos EUA mostrarem que a confiança do consumidor se recuperou mais do que o esperado em agosto, enquanto as vagas de emprego em aberto aumentaram em julho, sem dar sinais de que a demanda por mão de obra esteja desacelerando.
Ambos os dados devem manter o Federal Reserve firme em sua trajetória agressiva de aperto da política monetária.
Add Comment