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I Mutirão de negociação fiscal do Governo de Rondônia- por Silvio Persivo

O mar nunca esteve para peixe. “A vida é breve, a arte vasta; a ocasião, instantânea; a experiência, incerta; o juízo, difícil” (Hipócrates).

 WORKSHOP DE COLHEITA SEMIMECANIZADA DE CAFÉ CANÉFORA

O Worshop de Colheita Semimecanizada de Café Canéfora (conilon e robusta): tecnologias para a melhoria da qualidade eAgosto2 redução de custos será realizado no dia 14 de julho, no município de Ouro Preto do Oeste, RO. O evento é gratuito, as inscrições serão feitas no local e podem participar produtores, técnicos, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema. As atividades teóricas terão início às 7h30, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), na BR 364, km 22. Das 14h às 16h30 será a parte prática, realizada no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto do Oeste. As atividades serão conduzidas por pesquisadores e técnicos com grande experiência em cafeicultura, assim como por representantes das indústrias que produzem as máquinas de colheita semimecanizada do café. Um dos principais gargalos enfrentados pelos cafeicultores é a falta de mão de obra, que limita o desenvolvimento da produção, tanto em quantidade como em qualidade. E, com o intuito de minimizar este problema, a Embrapa Rondônia está realizando testes para a colheita semimecanizada do café canéfora (conilon e robusta), e acompanhando também produtores que já estão utilizando este método no estado, pois ele pode ser uma alternativa viável. Em testes, as medições foram feitas e comparadas com a colheita manual. O rendimento da máquina foi de aproximadamente cinco para um. “Isso quer dizer que, considerando a máquina trabalhando com quatro operadores, ela tem potencial de fazer o trabalho de derriça de mais de 20 homens, reduzindo os custos em até 60%, quando comparada à colheita manual”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.

 I MUTIRÃO DE NEGOCIAÇÃO FISCAL

Começara no dia 4 e vai até 9 de agosto, na Ello Eventos I Mutirão de Negociação Fiscal, ação que tem o objetivo de recuperar créditos tributários relacionados a Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) gerados até 31 de dezembro de 2014. Segundo informa o Governo de Rondônia, os débitos poderão ser pagos à vista ou parcelado, com descontos de até 95% nas multas e juros. O mutirão proporciona, ainda, o aumento do prazo para pagamento e redução de pendências judiciais. Além da Secretaria de Estado das Finanças (Sefin) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o cidadão poderá renegociar débitos junto a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e Secretaria  de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

PRORROGADO O PRAZO PARA A 14ª EDIÇÃO DO CINEAMAZÔNIA

Os diretores e produtores terão mais uma chance para participar de um dos mais democráticos e importantes festivais de cinema da Amazônia. As inscrições para a 14ª edição do Cineamazônia foram prolongadas para o dia 10 de julho.  As inscrições poderão ser realizadas na página do festival (www.cineamazonia.com.br/ficha-de-inscricao-2016/).Único festival amazônico que tem o meio ambiente como tema central e transversal, o Cineamazônia traz como novidade este ano o fato de no prêmio de Melhor Longa Metragem, principal premiação da noite, concorrerão apenas documentários. Na edição de 2016 o Cineamazônia será realizado entre os dias 23 e 27 de agosto, em Porto Velho. Documentário, ficção, animação e filme experimental são as categorias que podem concorrer ao troféu Mapinguari. Além do formulário preenchido, os interessados também devem enviar o filme exclusivamente via internet, através das plataformas Wetransfer, Vimeo, Youtube, Dropbox ou outra mídia digital similar. Os filmes também poderão ser enviados para o e-mail cineamazonia@hotmail.com.

 XXII PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA

O Conselho Federal de Economia reconhece, anualmente, os trabalhos acadêmicos de economistas e estudantes de Economia. Em 2016, o Prêmio Brasil de Economia chega a 22ª edição e irá distribuir R$ 48 mil em prêmios as melhores monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos técnicos/científicos e livros de Economia. As inscrições, alerta o Corecon de Rondônia, seguem até o dia 15 de julho e devem ser feitas nos Conselhos Regionais de Economia ou no site do Prêmio (http://cofecon.org.br/pbe/). O objetivo do Prêmio Brasil de Economia, organizado pelo Conselho Federal de Economia, é estimular a reflexão crítica sobre a Economia como ramo de conhecimento, primando por seu caráter aplicado, especialmente nas questões ligadas a aspectos econômicos, sociais e regionais da sociedade brasileira e a sua inter-relação com o exercício da profissão de economista.

BRASILEIRO É QUEM MAIS SE MIMA NA AL

Segundo uma pesquisa da MasterCard sobre a percepção dos consumidores sobre “presentes”, realizada no Brasil, México, Colômbia, Panamá e Peru, a maioria dos latino-americanos considera viajar “um mimo”. Pelo levantamento, 63% dos adultos na América Latina consideram viajar para um destino nunca visitado um mimo, e 61% dizem o mesmo sobre visitar um destino favorito. Mas, apenas 34% e 36%, respectivamente, fizeram de fato. Também foi revelado que, quando não podem, os latino-americanos se dão outros presentes no dia a dia, como chocolates / doces / bolos (56% vestuário (52%), restaurante (52%) e ingressos para o cinema/teatro/show (49%), embora estas opções fiquem para atrás das viagens em preferência absoluta. Esta diferença sugere que o orçamento familiar pode atrapalhar fazer viagens mais frequentes. Os entrevistados no Brasil são os que mais se mimam e os mais propensos a comprar um presentinho para si ao menos uma vez por semana (66% contra 58% na região) e ao menos uma vez por mês (92% contra 88%). Entre aqueles que se mimam, os consumidores brasileiros são os mais propensos a dizer que geralmente compram uma viagem para um destino favorito (34% contra 29% na região) ou ingressos para o cinema / teatro / show (52% contra 47%). Eles são de longe os mais propensos a dizer que “se mimar” é a razão para comprar uma viagem (63% contra 34% na região toda).

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