Capital hondurenha manteve relações diplomáticas com Taiwan por mais de 80 anos
Honduras abriu uma embaixada na China neste domingo, 11. A ação ocorre depois que o país centro-americano cortou relações diplomáticas com Taiwan no início deste ano, segundo informações da emissora estatal chinesa, CCTV.
A embaixada de Honduras em Pequim foi aberta por ministros das Relações Exteriores dos dois países. A presidente hondurenha, Xiomara Castro, está na China para uma visita oficial. Ela vai se reunir com o presidente Xi Jinping.
Em março, Tegucigalpa, capital de Honduras, encerrou seu relacionamento de décadas com Taipei. Na sequência, estabeleceu relações diplomáticas com Pequim.
A China considera, oficialmente, a ilha de Taiwan como parte de seu território. O Partido Comunista Chinês exige que os países com os quais tem vínculos diplomáticos e comerciais reconheçam essa posição.
Com a nova decisão diplomática de Honduras, Taiwan passa a ter relações diplomáticas formais com apenas 13 países, principalmente nações pobres e em desenvolvimento na América Central, no Caribe e no Pacífico. Na América do Sul, o Paraguai é o único a reconhecer formalmente a ilha como um país independente
FONTE: REVISTA OESTE
Add Comment