Sistema não funciona desde 2016. Previsão é de que câmeras de vigilância sejam reativadas em seis meses.
Um levantamento está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para a reativação de câmeras de monitoramento utilizadas pelo 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guajará-Mirim (RO). O sistema está sem funcionar desde 2016.
Atualmente, existem sete pontos estratégicos no município onde são instaladas as câmeras. Segundo o Núcleo de Compras da Sesdec, o processo para aquisição de equipamentos dos sistemas de vídeo já está em andamento e a previsão é de que seja reativado em seis meses. O investimento inicial é de R$ 171,7 mil.
Quando estava funcionando, o sistema era utilizado pela PM para impedir furtos, ajudar na recuperação de veículos roubados, combater o tráfico de drogas e armas, além de outros crimes.
De acordo com a Sesdec, também existe um projeto de ampliação no número de câmeras instaladas na cidade, mas a princípio, Nova Mamoré (RO) é quem deve ser beneficiada com um terminal de trabalho completo, o que deixará o município independente de Guajará-Mirim.
AUTOR/FONTE: Lena Mendonça/G1 RO
Add Comment