Um dos pontos turísticos mais visitados de Guajará-Mirim está completamente abandonado e necessitando de uma limpeza urgente. Trata-se da Praça dos Pioneiros, conhecida como a Praça do Trem, ao lado do Museu Municipal às margens do Rio Mamoré, no Porto Oficial da cidade.
O cartão Postal da Pérola do Mamoré, a Praça, é sem dúvidas uma atração para quem cruza para o lado boliviano e também para quem vem do país vizinho, pois só a presença de uma importante peça da história de Rondônia, a máquina da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, já dá uma ideia da rica história de nosso povo.
Na tarde deste domingo (03/05), a reportagem do site Guajará em Foco esteve pela terceira vez registrando o do poder público municipal com a situação de abandono que se encontra a praça, cuja responsabilidade de limpeza é da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SEMOSP.
O Jornalista Alex Guimarães em conversa com turistas que estavam na praça e comerciantes instalados ao redor do ponto turístico e com os taxistas que ali fazem ponto foram unânimes em afirmar que a situação é desagradável e inaceitável.
Em entrevista ao Jornalista Alex Guimarães o turista Manoel Pedro Gonçalves, 58 anos, que reside em Primavera do Leste-MT, disse que nunca imaginou ver essa praça dessa situação, pois a muitos anos venho a Guajará-Mirim, e tenho percebido que a cada dia que passa a coisa fica pior.
“Há dois meses estive aqui e vejo que a praça nesse período não recebeu nenhum tipo de limpeza, a sujeira que estava no local a sessenta dias atrás se acumula no mesmo lugar, isso e vergonhoso pois levamos conosco uma má impressão da cidade quando se trata de limpeza, parece até que Guajará-Mirim não tem Prefeito, Muito menos uma Secretaria comprometida com a estética da Cidade”. Criticou Manoel
Nossa reportagem pela terceira vez publica matérias referentes a limpeza e conservação da Praça, aguarda que a prefeitura se posicione em relação a limpeza do Cartão postal da Pérola do Mamoré, a praça tem uma localização geográfica estratégica e o fato de ser um dos cartões postais da histórica cidade de Guajará-Mirim, que marca nossos limites territoriais pátrios com o vizinho país irmão, a Bolívia.
Confira as fotos:
Confira as matérias anteriores nos links abaixo.
http://www.guajaraemfoco.com.br/cartao-postal-da-cidade-necessita-de-limpeza/
http://www.guajaraemfoco.com.br/descaso-cartao-postal-da-cidade-em-total-estado-de-abandono/
Fonte: Guajará em Foco
Texto e Fotos: Alex Guimarães – DRT 1402/RO
Add Comment