Agronegócio

Guabi fala sobre nutrigenômica na 38ª Exposição Nacional do Campolina Marchador

A partir do dia 14 de outubro começa a 38ª Exposição Nacional do Campolina Marchador no Parque da Gameleira em Belo Horizonte. O encontro de machadores se estende até o sábado (20/10), e conta com uma extensa programação técnica e social para entreter os amantes da raça durante os 7 dias de evento.

Mercado de cavalos – Segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o Brasil possui um dos maiores rebanhos de cavalos do mundo e ocupa o quarto lugar no ranking, com cerca de 5,5 milhões de cabeças, perdendo apenas para México, com 6,35 milhões; China, com 6,82 cabeças e para os Estados Unidos, com 9,5 milhões. Esse número é reflexo do alto investimento em melhoramento genético, nutrição, medicamentos, profissionais e treinadores.

Hoje o cavalo é utilizado para diversas atividades: esportiva, trabalho, agropecuária, equoterapia, lazer, etc. Com tantas práticas disponíveis, os criadores, a cada dia, buscam alternativas alimentares e tecnologias que possam aumentar o desempenho e o bem-estar de seu animal, pois um equino disposto, produtivo e saudável é resultado de uma boa alimentação. “Todos os nutrientes têm participação fundamental para o bom funcionamento do organismo dos cavalos, entretanto, se colocados em excesso ou não forem adicionados na alimentação do animal, podem alterar de forma negativa as ações de alguns genes e comprometer o metabolismo do animal, tornando-o mais suscetível as doenças, ao estresse e a baixo desempenho” alerta o gerente para Equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender.

Com o objetivo de estudar detalhadamente as necessidades destes animais, a Guabi criou a genômica nutricional, um estudo realizado pelo mapeamento do genoma do equino, de acordo com o sexo, raça, padrão genético, espécie, etc, que identifica a ação direta ou indireta de cada nutriente nos códigos genéticos, que podem se manifestar em uma fase da vida do animal, de uma forma positiva ou negativa. Desta forma, através da genômica nutricional, é possível se antecipar a quaisquer ações ofensivas do organismo, prevenir doenças futuras e minimizar o risco de doenças crônicas, pois ela é capaz de identificar os genes que influenciam o risco de doenças metabólicas, em virtude de uma má alimentação.

“É possível aperfeiçoar o desenvolvimento do rebanho, gerar lucratividade e segurança, com a definição de dietas “personalizadas”. Além de evitar perdas, estabelecer estratégias e fazer a manutenção da saúde do animal, antecipando a uma futura enfermidade. O resultado é o sucesso nos negócios”, ressalta Sigismundo.

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 44 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possui cinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, dois Centro de Distribuição em Cuiaba (MG) e em Caucaia (CE) e um Escritório Nacional, em Campinas/SP.

FONTE: ASSESSORIA LN COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com