Teia Digital

Governo federal corre para tirar do papel o programa Avançar – por Silvio Persivo

Todos estamos. “Eu não sou da sua rua,/eu não sou o seu vizinho,/eu moro muito longe, sozinho./estou aqui de passagem” (Arnaldo Antunes).

IV SEMINÁRIO PERSPECTIVAS FLORESTAIS PARA CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

O futuro da Amazônia, as oportunidades de mercado para a floresta em pé, políticas públicas e experiências sustentáveis são alguns dos temas do IV Seminário Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia, promovido pelo Centro de Estudos (CES) Rioterra, entre 7 a 9 de junho, na UNIR Centro, em Porto Velho. O evento, parte integrante do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, contará com representantes de entidades públicas e privadas de vários estados brasileiros. O evento foi aberto na noite de ontem, dia 7, com palestra sobre “Inovação Florestal e Oportunidades dos Mercados de Recuperação de Áreas”. Hoje, dia 8, e, amanhã, dia 9, os trabalhos se iniciam às 14h e seguem até 19h. Devido a limitação de espaços e lotação do auditório o evento será transmitido online na página do Facebook do projeto (facebook.com/semeandosustentabilidade), como forma de possibilitar acesso aos interessados.

PREFEITOS ASSINARAM ADESÃO AO PROFAZ

Na terça-feira (6), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, foi lançado o Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz).  Além do governador do Estado, Confúcio Moura, compuseram a mesa de honra o reitor da Unir, Ari Ott, o presidente da Fiero e integrante da direção do Sebrae-RO, Marcelo Thomé, o procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, e pelo TCE-RO, o conselheiro presidente Edilson de Sousa e o conselheiro responsável pelo Profaz, Benedito Alves.  Durante a solenidade de lançamento do Profaz, houve ainda a assinatura dos primeiros acordos de cooperação entre as administrações municipais e o Tribunal de Contas.  Inicialmente com três municípios: Porto Velho, por meio do prefeito Hildon Chaves; São Francisco do Guaporé, por meio da prefeita Gislaine Clemente, a Lebrinha; e Jaru, pelo prefeito João Gonçalves. Na solenidade gestores de outros municípios assinaram o termo de cooperação. A proposta, segundo a comissão do Profaz, é que todos os 52 municípios façam a adesão ao programa.

TRABALHOS DE ACADÊMICOS PREMIADOS DA FARO EXPOSTOS NA FEROCIT

A FARO- Faculdade de Rondônia, por meio de seus  acadêmicos premiados no seu 3º Encontro de Ciência e Tecnologia,  está expondo os trabalhos na 3ª edição da Feira de Rondônia Científica de Inovação e Tecnologia – Ferocit, que está sendo realizada de 6 a 8 de junho, na escola Santa Marcelina. No evento estão sendo promovidas oficinas, palestras e mostras de trabalhos. Envolvendo estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da rede pública de ensino, com o objetivo de dar oportunidade para a divulgação e socialização de suas produções científicas.

QUALIFICAÇÃO EM TURISMO VIA ON-LINE

O Ministério do Turismo instituiu o Canal Brasil Braços Abertos, uma plataforma tecnológica de aprendizado à distância e em ambiente digital, com oferta de 80 horas de aulas on-line, válida como curso de extensão. A iniciativa busca incentivar a qualificação profissional no setor turístico, principalmente daqueles que estão na linha de frente do atendimento ao turista. As inscrições para 2017 já estão abertas e poderão ser feitas até 30 de setembro. O aluno realizará o curso por meio de celular, tablet ou notebook e contará com videoaulas e jogos educativos. Os interessados podem acessar a plataforma pelo endereço brasilbracosabertos.turismo.gov.br. As aulas podem ser iniciadas logo após a inscrição e devem ser concluídas até o dia 30 de dezembro. Nos próximos anos, as inscrições deverão começar em 1º de março.

RS TEM A MAIOR SAFRA DE VINHO EM 2017

No rastro da safra recorde deste ano o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) divulgaram que 750,6 milhões de quilos de uva ingressaram nas vinícolas gaúchas neste ano totalizam a maior safra a ser processada no Estado. O volume é 5,8% maior que o número registrado em 2011, último recorde registrado, com 709,6 milhões de quilos. Deste total, 89,6% foram de uvas americanas e híbridas e 10,4% de uvas vitis viníferas (variedade utilizada para produzir vinhos finos). Este ano, 418 vinícolas distribuídas em 68 cidades declararam processamento da matéria-prima, cultivada em 136 diferentes municípios. A nota provém da revista Amanhã.

EM GESTAÇÃO O PROGRAMA AVANÇAR

O  governo federal corre para tirar do papel o programa Avançar, que vai substituir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado na gestão petista, em 2007. Com previsão de lançamento nas próximas semanas, o Avançar prevê uma injeção de R$ 53 bilhões do Orçamento da União em vários setores da economia, entre 2017 e 2018. A carteira de projetos  prevê obras que têm condições de serem concluídas e inauguradas até dezembro de 2018. Todas com dinheiro público. O perfil dos empreendimentos é diversificado, inclui projetos de pequeno e grande portes e envolve desde as áreas sociais, como construção de unidades de saúde e creches, até setores de infraestrutura, como energia, rodovias, portos, ferrovias, aeroportos e Defesa. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, além de estimular os investimentos na economia e gerar empregos, o novo programa é mais uma tentativa de emplacar uma agenda positiva, em meio à crise política. O Avançar tem também o objetivo de contrapor as críticas às reformas impopulares, trabalhista e previdenciária — bandeiras do atual do governo.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress