Cidades

Governo Estadual negocia compra de novo hospital para melhorar saúde pública na capital

A necessidade urgente de ampliação na capacidade de atendimento hospitalar na capital é evidente

O estado de Rondônia está em fase de negociações para a compra de um novo hospital em Porto Velho, medida que promete trazer um grande avanço na estrutura da saúde pública, especialmente na capital. Fontes indicam que o governador Marcos Rocha já teria autorizado a aquisição de uma unidade hospitalar, que já está em operação na cidade. Os recursos para a compra viriam dos cofres estaduais, com uma importante contribuição do Detran, conforme confirmado pelo diretor geral do órgão, Sandro Rocha, em entrevista à rádio Parecis FM. Ele garantiu que a autarquia está totalmente alinhada com a iniciativa.

O secretário de saúde do Estado, Coronel Jeferson, também já teria recebido o aval pessoal do governador para dar andamento ao projeto. No entanto, oficialmente, o Palácio Rio Madeira e a Secretaria de Saúde (Sesau) ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Essa postura tem o objetivo de evitar especulações que possam prejudicar as negociações em curso. Nos bastidores, comenta-se que conversas estariam ocorrendo com gestores de pelo menos dois hospitais privados de Porto Velho, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo.

A necessidade urgente de ampliação na capacidade de atendimento hospitalar na capital é evidente. O Hospital João Paulo II, constantemente superlotado, já não consegue atender à crescente demanda, especialmente de pacientes acidentados. O Hospital Regina Pacis, adquirido durante a pandemia, tem ajudado a aliviar parte da sobrecarga, realizando diversas cirurgias que antes eram concentradas no João Paulo II. Contudo, ainda não é suficiente para atender a todos.

A situação é agravada pelo atraso nas obras do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro), que está em fase inicial de construção. O consórcio responsável pela obra não cumpriu os prazos estabelecidos, o que obrigou o governo a buscar alternativas para garantir atendimento adequado à população. A aquisição de um hospital já existente se apresenta como uma solução viável e imediata.

Apesar do silêncio oficial, nos bastidores, há a expectativa de que o acordo seja concluído em breve. Quando isso acontecer, será um passo significativo para a ampliação do número de leitos disponíveis e, consequentemente, a melhoria do atendimento hospitalar em Rondônia. A compra deste hospital poderá desafogar o sistema público de saúde, marcando uma nova fase no cuidado à população do estado.

Apenas uma questão de tempo antes que o anúncio oficial seja feito, trazendo alívio e esperança para a população rondonienses que depende do sistema público de saúde.

FONTE: JH NOTICIAS

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]