O Governo de Rondônia começou a sexta-feira, 11, com uma perturbadora dor de cabeça.
Equipes de informática investigam um suposto ataque hacker em alguns sites de secretarias.
Na SECOM senhas foram substituídas em todos os computadores como medida de segurança.
O tamanho do prejuízo não é certo ainda. E não há informações se os dados foram apagados ou roubados.
Mas de acordo com funcionários houve o desaparecimento de informações públicas como pequenas licitações, contratos e demais arquivos.
Os técnicos vasculham os sistemas de back-up para tentar recuperar o que foi perdido.
Em algumas secretarias os prejuízos foram apenas internos e não visíveis para o público. Outros setores não tiveram problemas.
Sites e portais continuaram operando normalmente, mas pregões, contratos e outros serviços não podiam ser inseridos no Portal da Transparência.
Também não há detalhes de quando tudo será normalizado.
Resposta do governo
Neste sábado, 13, o governo encaminhou nota informando sobre o assunto. Veja a íntegra:
A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), esclarece que realizou auditorias em seus recursos de proteção de redes e sistemas e após a análise feita, foi apurado que não houve qualquer tipo de acesso não autorizado nos últimos dias a qualquer rede ou sistema hospedado na infraestrutura da Setic.
A redefinição de senha é uma defesa e está prevista na Política de Segurança da informação. Nos últimos anos o Governo realizou diversos investimentos a fim de proporcionar mais segurança a sua infraestrutura, contando com diversas soluções de segurança de rede. Diariamente são bloqueadas em média 6.450 tentativas de acessos não autorizados.
FONTE: PAINEL POLITICO
Add Comment