Mundo

Franceses comparam parada militar de Trump a desfiles da Coreia do Norte

Presidente dos EUA citou o país europeu como modelo para desfile de exibição de força

Ao pedir a seus generais uma “parada militar como a da França”, o presidente americano, Donald Trump, pode ter atirado no que viu e acertado no que não viu, disseram analistas franceses ouvidos pelo “Washington Post”. O desfile que comemora a Queda da Bastilha, realizado desde o século XIX, é uma tradição nacional, enquanto os EUA, apesar de terem o maior orçamento militar do planeta, fizeram a última parada do gênero há 27 anos, para celebrar a vitória sobre Saddam Hussein na Guerra do Golfo.

— As pessoas vão comparar mais com Kim Jong-un do que com os Champs-Élysées — disse Nicholas Dungan, pesquisador do centro de estudos Atlantic Council. — Se a parada partiu de um desejo pessoal de Trump, se torna política. Na França, é parte da nação.

A primeira-dama da França, Brigitte Macron, o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente americano, Donald Trump, a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump e outros funcionários do governo francês participam do Dia da Bastilha, em Paris – JOEL SAGET / AFP

Não há ainda data para o desfile, mas o pedido de Trump, que assistiu ao de Paris no ano passado, foi confirmado pela Casa Branca, segundo a qual seria uma ocasião para os americanos “demonstrarem aos militares sua gratidão”. Trump já havia manifestado o desejo antes da posse, dizendo que gostaria de exibir o poderio militar do país.

Para os franceses, a mensagem “olha como somos fortes” contrasta com a da sua parada, cuja mensagem seria “só somos fortes juntos”. Thomas Gomart, diretor do Instituto Francês de Relações Exteriores, lembrou que costuma-se convidar militares estrangeiros para o 14 de Julho:

— A decisão de convidar tropas alemãs envolveu grande simbolismo. Na memória coletiva francesa, a última vez em que alemães marcharam na Champs-Élysées foi em junho de 1940.

Antes de 1991, houve desfiles militares em Washington durante a Guerra Fria. Os presidentes Harry Truman e John Kennedy exibiram soldados e armas nas suas posses, respectivamente em 1949 e 1961.

FONTE: O GLOBO COM AFP

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com