Mundo

França e Reino Unido propõem trégua parcial entre Rússia e Ucrânia

O anúncio foi feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e pelo ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, como parte dos esforços europeus para fortalecer o apoio a Kiev em meio à incerteza sobre o respaldo dos Estados Unidos

A França e o Reino Unido propuseram uma trégua parcial de um mês entre Rússia e Ucrânia, focada na interrupção de ataques aéreos, marítimos e contra infraestrutura energética. O anúncio foi feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e pelo ministro das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, como parte dos esforços europeus para fortalecer o apoio a Kiev em meio à incerteza sobre o respaldo dos Estados Unidos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou a necessidade de um acordo concreto para garantir uma paz duradoura e afirmou que as posições europeias serão apresentadas aos EUA. Nos últimos dias, a Rússia intensificou os ataques, com mais de 1.050 drones, 1.300 bombas aéreas e 20 mísseis lançados sobre o território ucraniano.

Enquanto isso, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu um reforço urgente na defesa europeia, e Macron propôs que os países da União Europeia elevem seus gastos militares para até 3,5% do PIB. No entanto, há resistência dentro do bloco. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e o eslovaco Robert Fico criticaram a reunião de líderes europeus, alegando que a Europa insiste na guerra em vez de buscar a paz.

O Reino Unido, por sua vez, evitou confirmar a proposta francesa, com o ministro das Forças Armadas britânico, Luke Pollard, afirmando que ainda não há um consenso sobre como a trégua poderia ser implementada.

O Kremlin rejeitou a possibilidade de tropas ocidentais na Ucrânia e acusou Zelensky de dificultar as negociações de paz. O porta-voz Dmitry Peskov declarou que a cúpula de Londres apenas prolongará o conflito e que Moscou seguirá negociando diretamente com os EUA.

Apesar das divergências, Zelensky afirmou que continuará trabalhando com os aliados europeus para apresentar um acordo de paz aos Estados Unidos, temendo que Trump tente impor um cessar-fogo favorável aos interesses russos.

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – FINAL DA COPINHA 2025 – Corinthians x São Paulo – Sábado 25/01/25 ás 09h

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress