Esporte

Flamengo age rápido e fecha com amigo Carpegiani

Treinador campeão mundial em 1981, jogou com Mozer (atual gerente de futebol) e deu a primeira chance a Rodrigo Caetano em cargo executivo, além de ser quem lançou Adriano nos profissionais

Os mais novos podem não lembrar, até porque a última passagem de Paulo César Carpegiani como técnico do Flamengo foi em 2000, mas quem conhece a história do Rubro-Negro sabe da relação entre o clube e o novo técnico. Campeão mundial como treinador em 1981, Carpegiani também jogou no clube e era cotado para ser membro do departamento de futebol, mas o destino – e a decisão de Rueda – o colocaram no cargo de treinador.

O GloboEsporte.com separou alguns tópicos para explicar melhor que o relacionamento entre o técnico e o clube não é de hoje.

O início do namoro

O flerte com Carpegiani vem do ano passado. Em novembro, ainda técnico do Bahia, Carpegiani almoçou no Rio de Janeiro com Rodrigo Caetano e Fred Luz, CEO rubro-negro. A ideia era trazê-lo para integrar o departamento de futebol. O acerto foi encaminhado na ocasião. Em dezembro o martelo foi batido, mas o clube segurou o anúncio. Com a possibilidade cada vez maior de Rueda sair, o nome de Carpegiani ganhou força como treinador.

Amizade com Mozer e Rodrigo Caetano

Mozer e Carpegiani chegaram a jogar juntos e o atual treinador também chegou a comandar o gerente de futebol do Flamengo. Outra relação de longa data é a que tem com Rodrigo Caetano. Foi o novo treinador do Rubro-Negro que deu a primeira oportunidade ao dirigente na função de executivo. Ele começou no RS Futebol, antigo clube de Carpegiani.

Trabalhos recentes

O último clube de Carpegiani foi o Bahia, no fim do ano passado, que comandou em 12 jogos, sendo cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, o equivalente a 52,8% de aproveitamento e deixou o clube a quatro pontos da Libertadores. Antes, treinou o Coritiba no fim de 2016 e início de 2017, em que teve 43,4% de aproveitamento ao conseguir 11 vitórias, 10 empates e 12 derrotas em 33 jogos. No Coxa, livrou-se do rebaixamento por apenas três pontos.

Passado Rubro-Negro

Quando jogador, Carpegiani atuou no Flamengo e foi titular no primeiro título brasileiro da geração de Zico e companhia, em 1980. Naquela época, chegou a atuar com Mozer e logo depois – por causa da inesperada morte de Cláudio Coutinho – assumiu o time que virou campeão da Libertadores e Mundial, no ano seguinte ao título brasileiro.

Oportunidade ao Imperador

Depois da primeira passagem como técnico, nos anos 80, Carpegiani só foi voltar ao Flamengo quase 20 anos depois. Em 2000, após a “derrota do chocolate” por 5 a 1 para o Vasco, na Páscoa, ele deixou o cargo. Mas antes, Carpegiani deu uma grande contribuição ao futebol ao lançar Adriano Imperador nos profissionais. Foi inclusive sob o comando do provável treinador do Fla que o atacante marcou seu primeiro gol como profissional, contra o São Paulo, na vitória por 5 a 2 fora de casa, pelo torneio Rio-São Paulo daquele ano.

FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com