Eventos

Festival promove inclusão com esportes paralímpicos e recreação para crianças com e sem deficiência

Foram oferecidas diversas atividades para as famílias

O Festival Paralímpico, realizado pela Federação Rondoniense Paradesportiva de Esporte do Estado de Rondônia (Frope) com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), lotou a quadra do Instituto Maria Auxiliadora, em Porto Velho, no último sábado (20). Cerca de 200 crianças e jovens participaram do evento.

O objetivo do festival foi proporcionar a crianças e adolescentes, com ou sem deficiência, a vivência e o conhecimento de modalidades paralímpicas por meio de atividades demonstrativas e lúdicas. Entre os esportes tiveram bocha, vôlei sentado, tênis de mesa, peteca e futebol.

AS crianças aproveitaram para mostrar o talento na pintura em papelAS crianças aproveitaram para mostrar o talento na pintura em papel

O projeto Rua de Lazer, da Semes, esteve no evento e encantou os participantes com diversas recreações, como exemplo o pula-pula que animou a criançada. Outra atração foi o desenho facial. Não somente as crianças, várias pessoas aproveitaram e fizeram desenhos nos rostos. E ainda quem desejou demostrar seu talento teve oportunidade com o cantinho do desenho no papel.

Quem aproveitou e levou o filho para participar foi a Muriele Moitinho, mãe do Heitor Alves, 8 anos, que sempre comparece aos eventos. “Ele é autista e apaixonado por pula-pula, gosta muita dessa questão do movimento. Tudo isso aqui foi perfeito para ele”, disse a mãe.

Segundo o presidente da Frope, Silvio Roberto do Carmo, a inclusão é um ponto emblemático do festival. “É muito importante porque o esporte é uma ferramenta transformadora. Desde 2017 realizamos aqui em Porto Velho e a cada ano só aumenta o número de participantes. E agradeço o apoio da Semes aqui com a gente porque é fundamental essa união”, afirmou o presidente.

Não somente as crianças, várias pessoas aproveitaram e fizeram desenhos nos rostosNão somente as crianças, várias pessoas aproveitaram e fizeram desenhos nos rostos

CRESCIMENTO

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também é inclusiva e oferece atividades esportivas e recreações para pessoas com deficiência, tantos nos programas de iniciação esportiva, projetos e com o Rua de Lazer. O secretário-adjunto, Edilson Pacheco, prestigiou o festival e disse que além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal da criança e do jovem, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.

De acordo com a secretaria titular da pasta, Ivonete Gomes, o esporte é muito mais do que apenas uma atividade física. Além de promover a saúde e o bem-estar, é também uma ferramenta poderosa para a construção de uma percepção inclusiva.

“A Semes acredita que a prática esportiva como ferramenta de inclusão social pode ser um dos agentes responsáveis por contribuir com a promoção ou melhoria, integrando o jovem ou adolescente na sociedade”, finalizou a secretária.

FONTE: ASSESSORIA COMDECOM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]