Cultura

Exposição Mulher-Maravilha 80 anos – Trajetória da Princesa Amazona n cinema e na TV acontecerá em Santos, no sexto Santos Film Fest

Festival e Shopping Pátio Iporanga repetem parceria dos anos anteriores em mostra que reunirá itens colecionáveis, quadrinhos e placas com a história da personagem, nos moldes da exposição em homenagem ao Batman que fez sucesso em 2019.

Em 2018 e 2019 o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realizou exposições em celebração, respectivamente, aos 80 anos de Superman e Batman. Ambas em parceria com o Shopping Pátio Iporanga, sendo que a segunda, chamada Batman –80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas – Uma homenagem ficou dois meses em exibição no Museu da Imagem e do Som de Santos e depois foi ampliada no shopping, onde ficou mais um mês e meio, totalizando mais de 3 mil visitantes.

Agora, chega a vez do festival e do shopping comemorarem os 80 anos da maior super-heroína do planeta, a Mulher-Maravilha. A exposição Mulher-Maravilha – 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nos cinemas e na TV: Uma homenagem será inaugurada em 23 de junho, um dia depois da abertura da sexta edição do Santos Film Fest.

A exposição ficará em cartaz gratuitamente até o fim de julho, sempre no horário de funcionamento do shopping e seguirá os moldes da exposição sobre o homem-morcego: reunindo itens colecionáveis, histórias em quadrinhos, bonequinhas e placas que narram a história da personagem. A curadoria será da historiadora e colecionadora Lilliam Tavares, que mantém o perfil Colecionismo Maravilha, no Instagram, e do diretor do festival, André Azenha.

“Uma das personagens mais importantes dos quadrinhos e da cultura pop em geral, a Mulher Maravilha fará 80 anos em 2021. Com uma trajetória cheia de curiosidades e simbolismo, a personagem tornou-se uma referência em valores como igualdade, fraternidade e respeito ao próximo. Além disso, também é uma referência em empoderamento e representatividade feminina”, ressalta Lilliam.

“O Santos Film Fest sempre busca proporcionar programações que atinjam todas as idades. Desde a primeira edição temos atividades voltadas às crianças e adolescentes e o universo geek e nerd é um dos sustentáculos do cinema mundial atualmente. Não podemos ignorá-lo. E quando falamos em formação de público para o cinema, que parte do desenvolvimento do prazer em frequentar uma sala de projeção, os heróis possuem esse poder de catalisar as atenções dos pequeninos e a Mulher-Maravilha, além de ser uma super-heroína, é importantíssima na questão da representatividade feminina”, explica Azenha.

A sexta edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos acontece de 22 a 29 de junho, de maneira mista (online e presencial) e deverá focar em filmes brasileiros de animação, infantis e de terror. Na parceria com o shopping, ainda deverá contar com um “cantinho de leitura”, palestra sobre os 80 anos da Mulher-Maravilha, e outras atividades. Antes, de 16 a 23 de março, o SFF realiza uma edição especial totalmente online com mostras competitivas só com filmes dirigidos por mulheres.

Mulher-Maravilha apareceu pela primeira vez na HQ All Star Comics #8, de dezembro de 1941, nos Estados Unidos, escrita pelo psicólogo-escritor William Moulton Marston, com pseudônimo Charles Moulton, co-criada por sua esposa, a advogada Elizabeth Marston e desenhada por Harry G. Peter. A história tem continuação direta em Sensation Comics #1 de janeiro de 1942. Com o sucesso alcançado, ela ganhou sua própria revista em quadrinhos em maio de 1942, Wonder Woman #1, que foi transferida exclusivamente para a DC Comics em 1944.

Nas telas, Mulher-Maravilha foi adaptada em um episódio para uma série televisiva em 1974, interpretada por Cathy Lee Crosby, em versão bem diferente dos gibis. Entre 1975 e 1979 foi exibido o seriado de bastante sucesso estrelado por Lynda Carter.

Em 2011, foi planejado um reboot que não foi aprovado. Mulher-Maravilha/Diana Prince seria vivida por Adrianne Palicki.

Já a atriz israelense Gal Gadot deu vida à versão mais recente e de sucesso da heroína no universo cinematográfico DC, nos filmes Batman v. Superman: A Origem da Justiça (2016), Mulher-Maravilha e Liga da Justiça (ambos de 2017) e Mulher-Maravilha 1984 (2020).

Também foi destaque em várias animações, na televisão em séries como SuperamigosLiga da Justiça: A Série AnimadaLiga da Justiça sem LimitesJustice League ActionSuper Hero Girls e longas animados lançados diretamente em home-vídeo.

www.santosfilmfest.com

www.youtube.com/santosfilmfest

www.facebook.com/santosfilmfest

www.instagram.com/santosfilmfest

Whatsapp para dúvidas sobre as inscrições e dúvidas: +55 13 99614-0963

FONTE: ASSESSORIA

About the author

Marcio Martins

Add Comment

Click here to post a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA: Lançado Livro sobre Teorias de Desenvolvimento dos autores Silvio Persivo & Vinícius Dantas Silveira (In Memorian)

ESPAÇO EMPRESARIAL

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE

    CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

    CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

    COLUNISTAS

    RESENHA POLITICA

    TEIA DIGITAL

    ENTREVISTA

    RONDÔNIA

    AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

    RELIGIÃO

    PUBLICIDADE

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com