Instalou-se na noite desta terça-feira (24), a Frente Parlamentar em prol da Reconstrução da BR – 319. São 877 quilômetros de Manaus até Porto Velho, em Rondônia.
Com o objetivo de integrar a Amazônia, a BR-319 foi iniciada na década de 70. Desde então, a BR nunca foi beneficiada com obras de revitalização ou conclusão de pavimentação, de forma que vários trechos não possuem condições de travessia. Atualmente é possível perceber trecho com erosões, atoleiros e pontes deterioradas.
Diante da importância econômica que o trecho possui para o Brasil, e sobretudo para a Região Norte, parlamentares se uniram para definir a criação de uma Frente Parlamentar que objetivasse a revitalização da BR.
O deputado rondoniense, Expedito Netto, foi escolhido para ser o Vice-Presidente da Frente Parlamentar, que é presidida pelo deputado Marcos Rotta (PMDB/AM). Netto afirmou em entrevista que a instalação da Frente é um grande marco, uma vez que a recuperação da rodovia pode gerar para todos os estados da região um investimento maior em suas economias locais, além de desenvolver a logística de transporte dos estados próximos.
Atualmente a Frente tem entre suas finalidades, articular-se com órgãos do Executivo, Judiciário, Ministério Público, Casas Legislativas, e entidades empresariais não-governamentais para formar uma força conjunta que consiga acompanhar e incentivar a adoção de políticas e ações necessários para a efetiva recuperação da BR-319.
O DNIT em 2014 obteve junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) licença ambiental para realizar a manutenção e recuperação da rodovia. Os parlamentares envolvidos ressaltam que a Frente Parlamentar visa buscar meios de manter a viabilidade das obras, sobretudo em observância aos critérios ambientais que são de extrema importância.
Fonte: Assessoria
Add Comment