Mundo

Equador registra transmissão comunitária da variante Ômicron

People queue to receive a dose of the Pfizer-BioNTech or the AstraZeneca vaccine against COVID-19 at the Health Center No. 1 of the Ministry of Public Health, in the Historic Center in Quito, on December 24, 2021. - Ecuador, on the eve, became the first country to make coronavirus vaccines obligatory for children as young as five, following the arrival of the Omicron variant in the South American country. (Photo by Cristina Vega RHOR / AFP)

País tenta conter o novo coronavírus implementando a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19

O Ministério da Saúde do Equador registrou nesta segunda-feira (27) a transmissão comunitária em todo o país da variante Ômicron do coronavírus, após a detecção de novos casos no porto de Guayaquil, um dos primeiros focos da pandemia na América Latina.

“Em Guayaquil houve três novos casos preocupantes da variante Ômicron, o que significa que [a transmissão] já é comunitária”, declarou o ministério em nota, acrescentando que há “um total de 24 (contágios) em todo o país”.

Até o momento, foram identificados 18 casos de Ômicron na província costeira de Guayas, cuja capital é Guayaquil, e seis na região andina de Pichincha, onde fica Quito. Além disso, o ministério investiga 27 outros casos suspeitos.

“Todos os casos, tanto confirmados como suspeitos, estão sob cerco epidemiológico”, acrescentou o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, há um “aumento significativo no número de casos positivos de Covid-19 na província de Guayas”.

Diante do aumento de infectados, o município de Guayaquil decidiu restringir o funcionamento de bares e boates, proibiu festas de final de ano, vetou bailes em hotéis e salões de eventos e reduziu a capacidade dos estabelecimentos comerciais para 50%.

Guayaquil, com 2,7 milhões de habitantes, foi um dos primeiros focos da pandemia na América Latina. Entre março e abril do ano passado, os sistemas de saúde e fúnebre da cidade entraram em colapso, o que levou a pessoas mortas serem deixadas nas ruas.

Equador implementou a vacinação obrigatória contra a Covid-19 a partir dos 5 anos de idade na sexta-feira (24). O país relata 542.960 casos de coronavírus (3.067 por 100 mil habitantes) e 33.650 mortes.

A nação andina, na qual vivem 17,7 milhões de pessoas, tornou-se o primeiro país latino-americano a exigir imunização contra o coronavírus de seus habitantes.

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, descartou o confinamento da população diante da expansão da variante Ômicron, detectada em novembro na África do Sul e transmitida com mais facilidade do que outras.

FONTE: AFP

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress