O Ensino a Distancia o popular EAD, caiu no gosto dos estudantes Brasileiros, que após concluírem o ensino médio, partem com tudo para o ensino superior, buscando uma graduação em diversas áreas ,
Há hoje no mercado uma grande expansão de ofertas de cursos superiores e um aumento extraordinário de novos alunos, fazendo com que o EAD seja um revolucionário sistema de ensino , pois otimiza tempo e custos para os alunos
Vejam esses dados de 2020: a maioria dos alunos que se matriculou em cursos de graduação no Brasil, em 2020, optou pelo ensino a distância. Do total de cerca de 3,7 milhões de estudantes que ingressaram em instituições públicas e privadas no período, 53,4% escolheram a graduação on-line, o que representa 2 milhões de estudantes, e 46,6% optaram pelo curso presencial.
Os dados, divulgados , pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, são uma análise do Censo da Educação Superior 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira o ranking completo:
- Sudeste: 34,16% do total de estudantes matriculados em graduações a distância;
- Nordeste: 27,56%;
- Centro-Oeste: 27,40%;
- Sul: 24,86%;
- Norte: 19,14%.
O que é Ensino à Distância
O Ensino à Distância, como o próprio nome diz, é a modalidade de educação em que professores e alunos não precisam encontrar-se presencialmente para que as aulas ocorram. Pois são on line, com um dia presencial
A explosão dos números do EAD ocorreu no ano de 2020 e 2021, obviamente pode se creditar esses números em função da pandemia, mas no final de 2021 e começo de 2022 com os dados da covid sob controle, os numero de alunos matriculados no Sistema EAD continuaram com crescimento espantoso. Um grande atrativo para os alunos é que as aulas ficam gravados no portal das universidades, e o aluno tem o mundo acadêmico com um simples clic no seu PC, Tablet, Celular, I Phone, e tem acesso instantâneo a Bibliotecas, Boletins, Avaliações, dados financeiros, Seminários on line, salas de bate papo sobre disciplinas, Fóruns, Tutores, com toda essa gana de atrativos, e que são encontradas no Ensino a Distancia o aluno fica mais interessado, e os números tendem a aumentar.
Segundo dados do MEC, esse fenômeno já vem desde 2018, foram ofertadas mais vagas em 2018 na educação a distância (EaD), pelas instituições de educação superior, do que em cursos presenciais. O Censo da Educação Superior 2018 registrou 7,1 milhões de vagas na EaD, enquanto os cursos presenciais contabilizam 6,3 milhões. O levantamento realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela ainda que, entre os 3,4 milhões de estudantes que ingressaram em cursos de graduação em 2018, 40% (1,4 milhão) optaram por cursos EaD. Já entre os que iniciaram cursos presenciais, houve queda no número total de ingressantes, entre 2017 e 2018.
Em Rondônia.
Em Rondônia , as matriculas do EAD já ultrapassam as do ensino presencial, divididos em bacharelando, Licenciatura. pôs graduação e cursos tecnológicos.
Os alunos procurando formação superior aproveita das facilidades da internet sendo que varias instituições estão oferecendo cursos EAD e estão optando por essa modalidade de ensino. Sem falar que as mensalidades é um ótimo atrativo e o custo cabe no orçamento de qualquer estudante ou de seus mantenedores.
Duas Universidades têm atraído com destaque a preferencias dos estudantes, uma pública e uma privada.
A publica, Unir (Universidade federal de Rondônia) tem conseguido atrair um número considerado de alunos.
Na Iniciativa privada a líder absoluta na preferência dos alunos é a Universidade Norte do Paraná , a Unopar Campus de Porto Velho, que desde 2007 se instalou na capital e é a pioneira na modalidade de EAD, e cujo campus universitário é o maior do grupo no País.,com um excepcional corpo de professores, uma grade de disciplina com vários cursos, instalações modernas, equipe administrativa preparadíssima a Unopar tem sido um referencial no estado na procura do EAD, sem falar que todas as exigências do MEC são atendidas pela Universidade
Segundo Paulo Andrade, diretor da Unopar Polo de Porto Velho, que gentilmente atendeu a equipe da Folha, o EAD mudou o formato da Educação, por ser prático e eficiente, o que não significa que o aluno não tenha que frequentar a sala de aula. As aulas ocorrem uma vez por semana, ao vivo e via satélite, nesses momentos há um acompanhamento de um tutor presencial na sala que é graduado na área em que atua, nos demais dias o aluno estuda em casa ou onde achar melhor, com isso ele consegue diminuir os custos com combustíveis e outras despesas, e a mensalidade é bem acessível, cabendo no orçamento do estudante ou de seus familiares, e o diploma vale igual ao do presencial.
Finalizando Paulo disse que a meta é tornar a UNOPAR um ponto de referência em EAD no estado e na Região Norte do País, e finalizou “O Futuro é logo Ali”
Da Redação Folha
Por Gomes Oliveira – Jornalista –Reg. Prof. 1272/RO
Com informações MEC/ Folha de São Paulo
Add Comment