Desde a semana passada, três municípios estão em estado de alerta para inundações
As fortes chuvas que castigam Rondônia nos últimos dias já fizeram com que dezenas de famílias tivessem de deixar suas casas em três municípios do Estado. É o que aponta levantamento realizado pelo Portal da Cidade nesta segunda-feira (14).
As cidades de Cacoal, Pimenta Bueno e Ji-Paraná são as mais atingidas. Desde a semana passada, os três municípios estão em estado de alerta para inundações, devido o transbordo das águas do Rio Machado.
Equipes da Defesa Civil e dos órgãos de assistência social, estão monitorando a situação dos moradores que vivem em áreas de risco de alagamentos. Algumas famílias já estão desabrigadas e outras ainda insistem em não deixar os imóveis.
Em Cacoal, o prefeito Adailton Fúria estuda emitir um decreto de calamidade pública. Até esta segunda-feira, as águas do rio já haviam invadido três bairros da cidade e o distrito de Riozinho. O temor é que uma usina hidrelétrica, localizada em Pimenta Bueno, abra o reservatório e provoque o aumento ainda maior do nível do Rio Machado, obrigando a prefeitura a tomar medidas mais drásticas.
No município de Pimenta Bueno, a administração municipal está auxiliando as famílias que residem nas áreas alagadas a retirarem móveis e objetos pessoais das moradias.
Na cidade de Ji-Paraná, a cheia atinge o Bairro Casa Preta. A Defesa Civil do Município emitiu alerta na sexta-feira (11). A aumento repentino no nível do Rio Machado, é um reflexo das fortes chuvas que ocorrem na cabeceira, onde estão os rios Pimenta Bueno e Barão Melgaço, que dão origem ao rio, que corta a cidade.
FONTE: PORTAL DA CIDADE
Add Comment