Cidades

Empresários bolivianos querem exportar produção via Porto Velho

Eles foram recebidos pelo prefeito Hildon Chaves, que tem conversado com autoridades federais para resolver entraves burocráticos

Um grupo de empresários bolivianos foi recebido nesta sexta-feira, 28, pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. “Após 79 anos sem utilização, nós estamos participando da reativação do Tratado de Petrópolis, tratado este que prevê que a Bolívia escoe toda sua produção via Porto Velho. Inclusive, esse foi o fundamento principal da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, declarou Chaves.

Depois que a ferrovia foi desativada, a Bolívia passou a exportar toda sua produção pelo Porto de Arica, no Chile, mas atualmente existe uma movimentação para inverter essa rota. O Município tem todo interesse porque somente um dos empresários que participou do encontro com o prefeito e faz parte da cadeia produtiva de Castanhas do Pará, tem capacidade para exportar 1.600 containers do produto por ano, via Porto Velho até Manaus (AM), de onde segue para outros países.

“A quantia de 1.600 containers exportados pelo porto de Porto Velho por ano, falando só de castanhas, representa o ingresso de mais de R$ 4 milhões para a Prefeitura do Município, pelo simples fato de serem exportados por aqui. Se incluirmos a madeira, a produção de grãos da Bolívia, soja e outros itens, esse valor, em alguns anos, pode ultrapassar a casa dos R$ 30 milhões de arrecadação somente para a prefeitura de Porto Velho”, disse o prefeito.

Tratativas

Hildon Chaves acrescenta que várias reuniões nesse sentido já foram feitas na Bolívia e no Brasil, mas ainda existem alguns entraves burocráticos. Prefeitura e Governo de Rondônia estão tratando do assunto com o Governo Federal para que facilite esse fluxo de mercadorias, tanto do Brasil para a Bolívia, como no sentido inverso( Bolívia – Brasil).

“Em termos de logística é mais eficiente que as mercadorias passem por aqui e siga para Manaus, de onde saem 10 navios por dia, enquanto do Porto de Arica, no Chile, saem 10 navios por mês”, concluiu o prefeito de Porto Velho.

FONTE: Comdecom

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese