Noticias

Empresa do gasoduto Nord Stream 2 estaria à beira de falir

Funcionários já foram demitidos e fontes afirmam que companhia apresentará pedido de insolvência. Gasoduto entre Rússia e Alemanha não chegou a operar e foi bloqueado como sanção pela invasão da Ucrânia.

Projeto controverso

O gasoduto Nord Stream 2 é fonte de divergências entre a Alemanha e seus aliados há muitos anos. Os Estados Unidos se opunham ao projeto, mas em julho de 2021 Berlim e Washington chegaram a um acordo que permitiu a conclusão da obra sem sanções americanas.

Em novembro do ano passado, no entanto, o regulador do setor de energia da Alemanha interrompeu temporariamente o processo de aprovação do gasoduto, dizendo que a subsidiária definida para operar a parte alemã da obra ainda não atendia às condições para ser uma “operadora de transmissão independente”.

O gasoduto sob o Mar Báltico foi desenvolvido para ampliar o fornecimento de gás russo para a Alemanha. Durante a sua construção, Berlim argumentou que o projeto era necessário para atuar como uma ponte na transição para a energia limpa, a fim de substituir combustíveis fósseis e energia nuclear por fontes sustentáveis (como eólica e solar). O projeto demorou mais de uma década para sair do papel e começou a ser construído em maio de 2018.

Vínculo com a Gazprom

O Nord Stream 2 pertence à estatal russa de gás Gazprom, mas metade do projeto foi financiado por multinacionais do setor de energia e petróleo, como Shell, OMV, Engie, Uniper e Wintershall DEA. 

Nos últimos dias, uma série de sanções foram impostas à Rússia pela União Europeia e países como Canadá e Estados Unidos. O Departamento do Tesouro dos EUA, por exemplo, determinou que todas as transações com a Nord Stream 2 AG e suas participações majoritárias fossem liquidadas até esta quarta-feira.

A Nord Stream 2 AG e a Gazprom não comentaram as informações. A Uniper afirmou que não estar ciente de um iminente pedido de insolvência. Outros participantes ou financiadores do projeto não foram localizados ou não comentaram.

A subsidiária Gas for Europe, que fica em Schwerin, no norte da Alemanha, e foi fundada pela Nord Stream 2, suspendeu suas operações. “Devido à situação da Nord Stream 2 AG, as atividades da Gas for Europe foram interrompidas”, disse um porta-voz da empresa. A subsidiária havia sido fundada para atender às exigências da agência reguladora alemã.

FONTE: DEUTCHE WELLE

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]