Esporte

Emerson Castro deve deixar Casa Civil e Isis Queiroz assume

Atual secretário-chefe da Casa Civil quer ser candidato a prefeitura de Porto Velho e deve deixar o cargo em janeiro para se dedicar à campanha

Saiu

Marcos Souza não faz mais parte da equipe do eletrônico Rondoniaovivo. O jornalista, que foi sócio-fundador vendeu sua parte nesta semana para Paulo Andreoli, que passa a ser único proprietário do site. A decisão de sair partiu do próprio Souza, que vai desenvolver novos projetos. O valor da venda não foi divulgada, mas sabe-se que foi uma das mais altas negociações envolvendo sites em Rondônia.

Ele vai sair

Até janeiro de 2016 o atual Chefe da Casa Civil Emerson Castro deverá deixar o cargo. Ele pretende ser candidato a prefeito pelo PMDB (já falamos sobre isso), e vem articulando internamente. Além de sofrer forte resistência dentro da legenda, Castro também enfrentará o fato de nunca ter sido eleito para nenhum cargo. Tem gente achando ótimo que ele saia do governo…

Porém

Quem deverá assumir a função será Isis Queiroz, a nova queridinha de Confúcio Moura que costuma não ter “faro bom” para escolher seus  assessores próximos. Basta lembrar dos fiascos que foram Míriam Spreáfico, Júlio Olívar, Isabel Carla e o próprio Castro. Confúcio até hoje não entendeu o papel da Casa Civil em um governo, prova disso que Emerson é o quarto a ocupar o cargo desde seu primeiro mandato. Isis também não deverá ser a última.

Atualmente

A moça é quem manda na SUGESPE, a secretaria responsável pelos gastos do governo. Como a gente vem percebendo, ela não leva muito jeito no quesito economia, já que a equipe econômica vem passando por sérias dificuldades para conseguir fechar as contas nesse fim de ano. Tem ainda o fator político. Isis sofreu fortes críticas por partes de deputados estaduais recentemente e também não passou pelo crivo de seus colegas secretários. Portanto, se você acha que 2015 está sendo um ano ruim, prepare-se, 2016 deverá ser bem pior.

Contradições

O senador Acir Gurgacz, relator do Orçamento 2016 no Senado diz que o Brasil consegue sobreviver sem precisar aumentar impostos. Para ele, a receita é simples, basta o governo enxugar a máquina e contar com alguns extras. Mas esse pensamento de Gurgacz não é compartilhado pela equipe econômica do governo Dilma. Em evento na Fiesp na última quinta-feira, o ministro Joaquim Levy foi taxativo, o país precisa aumentar os impostos e recriar a famigerada CPMF.

Evidente

Que nessa queda de braço o Executivo fala mais alto, até porque tem o apoio de governadores (e inclua Confúcio na lista) e prefeitos, que estão literalmente com a água batendo na bunda no que diz respeito a dívidas e falta de recursos para investimentos. O Brasil sonhado por Gurgacz é o país que todos queremos, mas que esse governo está longe de conseguir realizar. O senador rondoniense tem outro problema, como empresário ele sabe que é possível, mas como político, ele tem certeza que seu discurso é meramente para jogar para a galera.

Estagnados

E a grande maioria das prefeituras está em situação de paralisia total no que diz respeito a investimentos nas mais diversas áreas. A estratégia populista de Confúcio, de colocar o DER para fazer asfalto nas cidades não surtiu o efeito desejado, o asfaltamento feito já está desmanchando e agora não temos nem estradas nem ruas. Pior é que os prefeitos mal tem recursos em caixa para quitar suas folhas de pagamento. Os municípios também não conseguem desenvolver projetos para captar recursos em Brasília e as cidades rondonienses estão paradas. Com o agravamento da crise econômica que o país atravessa, os prefeitos partem para a reeleição em 2016 sem ter muito o que mostrar.

Falando em contas

O prefeito de Rolim de Moura conseguiu a proeza de piorar o que já estava ruim. O ex-prefeito César Cassol quando viu o barco afundando, renunciou e jogou a bomba no colo de Luizão, que por sua vez resolveu cortar uma série de gratificações dos servidores municipais. O resultado foi uma greve que ele não consegue administrar.E para piorar, o prefeito que também tem um mercado na cidade, já perdeu cerca de 30% de sua clientela. Eram servidores públicos ou parentes, que está irritados com as medidas do executivo.

Chuvas

Novembro já começou trazendo as chuvas de fim de ano. Amenizou o calor e o clima começa a ficar relativamente agradável, principalmente porque com as águas, as queimadas acabam e até o ar fica melhor. O problema agora, enfrentado principalmente por quem mora em Porto Velho é o trânsito, que vai ficar insuportável com as alagações costumeiras nos pontos crônicos, como o encontro das avenidas Rio Madeira com Rio de Janeiro, Calama entre Brasília e Tenreiro Aranha e claro, os bairros.

Fim de semana

E para aproveitar o clima, nada melhor que dar uma passada na Prime, Espaço Gourmet e escolher um vinho na adega e comprar aquele corte especial para fazer um jantar diferente. A Prime, além de vender os produtos, também dá uma assessoria qualificada sobre harmonizações e dicas de receitas diversas. Vale a pena fazer uma visita e conhecer.

Polêmica

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu autorização para que a polícia invada qualquer residência, de dia ou de noite, quando houver suspeita de delitos relacionados a drogas, sem a necessidade de autorização judicial. Quem vive em Rondônia não tem muita noção do perigo que isso representa porque nossas polícias são compostas em sua maioria por pessoas corretas. A chamada “banda podre” nunca se criou por aqui. Mas estados maiores, com polícias problemáticas, isso é um sinal verde para a ação de bandidos fardados. O Supremo agiu de forma irresponsável, principalmente com as camadas mais pobres da sociedade, que não encontra amparo legal para se defender. Não se trata aqui de “defender bandido” e sim de uma constatação. Uma decisão perigosa que vai contra a democracia. Pior é que encontra apoio em diversos segmentos sociais.

Grupo LF informa – Três dicas de manutenção para seu carro

Agua do radiador – Essa manutenção também pode ser feita por você mesmo e semanalmente. Com o motor frio e o veículo nivelado, a água deve estar entre o “Mín” e o “Máx” indicados no reservatório. A principal função do radiador é manter o motor resfriado. Por isso, ao verificar que a água precisa ser completada frequentemente, leve o carro a um profissional para evitar queimar juntas, velas de ignição, furar pistões ou fundir o motor; . Velas de ignição – Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, deve ser feita a cada 20.000/30.000 Km. Para carros turbinados de fábrica é recomendada a verificação a cada 10.000 Km; e Correia dentada – A correia dentada ou sincronizadora deve ser inspecionada por um profissional, em uma oficina mecânica, pois é protegida por uma capa. Verifique o manual do proprietário ou concessionária do fabricante e siga as instruções fielmente. Geralmente a previsão de troca é a cada 50.000 Km.

Para refletir

Vivemos um momento complicadíssimo na história do Brasil e parece que as pessoas não se dão conta disso. Saímos de uma ditadura recente e como somos um país sem memória, já tem gente exaltando esse período e alguns abilolados ainda defendem o retorno do regime militar. Os brasileiros não recordam o que é viver um estado de exceção, quando o Estado invade sua vida, seus direitos são violados em nome da “segurança nacional”. Vi uma postagem dia desses sobre técnicas de tortura que eram utilizadas no regime militar (não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina) e li comentários do tipo, “se é terrorista tem que ser torturado mesmo”. Esse tipo de discurso, sem o menor senso assusta. A democracia, por pior que seja é o melhor modelo que temos atualmente. Países que adotaram regimes de exceção vivem literalmente na merda, a conferir a situação de Cuba e Coréia do Norte. Não tenho ideologias político-partidárias, mas como jornalista defendo as liberdades. Olho por olho nunca foi solução, o que precisamos é estudar, adquirir conhecimentos e nos tornamos uma sociedade melhor. Esses discursos fascistas que estão crescendo a cada dia me assusta.

Exemplo disso

É ver um sujeito como Jair Bolsonaro sendo ovacionado e carregado nos braços como se fosse um herói. Até bem pouco tempo ele visto como uma chacota no Congresso, onde já está a mais de 20 anos e nas últimas eleições passou de 120 mil votos para mais de 460 mil. Jair Bolsonaro defendeu, numa entrevista à revista IstoÉ, a utilização da tortura em casos de tráfico de droga e sequestro e a execução sumária em casos de crime premeditado. Ele justifica o uso da tortura pois “o objetivo é fazer o cara abrir a boca” e “ser arrebentado para abrir o bico.” O problema disso é que em séries como “24 Horas” a tortura é justificada porque os torturados são “terroristas” que vão destruir “way of life” americano. Aqui no mundo real, a tortura é uma barbárie. Pense que seu filho cometeu um delito leve. Ele é levado para uma delegacia, é estapeado, eletrocutado e espancado “para abrir o bico”. E tudo isso com o apoio do Estado.

Tá tudo errado

O Brasil precisa passar a punir seus criminosos colocando-os para trabalhar e estudar em tempo integral. Isso é ressocializar. Manter depósitos de pessoas desocupadas, não é reintegrar. E a punição deve começar de cima. A Operação Lava-Jato é um marco, mas ela só está acontecendo devido a uma série de fatores políticos que a favorecem. Mas não esqueça de uma coisa, estamos no Brasil, e por aqui as coisas mudam muito rápido. Melhor que votar em Bolsonaros é cobrar dos seus atuais representantes o trabalho que eles deveriam fazer. O brasileiro acha que basta eleger que o político trabalha. Não é assim que funciona. Você tem que ficar em cima.

Clínica Mais Saúde informa – Tomar chá fortalece os ossos

O consumo diário de três xícaras de chá pode reduzir em 33% o risco de fraturar o quadril. É o que diz um estudo publicado no periódico cientifico Journal of Clinical Nutrition. Cientistas dos Hospitais Sir Charles Gairdner, em Perth, de Royal Perth e da Universidade do Sul da Austrália Flinders, em Adelaide, todos na Austrália, avaliaram a saúde de cerca de 1.200 mulheres, com cerca de 70 anos. Cada uma das participantes respondeu sobre seus hábitos de consumo de chá e foi acompanha de perto pelos pesquisadores por um período de dez anos. Ao longo do estudo 288 mulheres caíram e quebraram um osso. Quase a metade delas sofreram fraturas no quadril. Os resultados mostraram que as mulheres que bebiam três ou mais xícaras de chá por dia tinham uma probabilidade 30% menor de ter o osso fraturado, em comparação àquelas que bebiam menos de uma xícara de chá por semana. Diante disso, os pesquisadores concluíram que cada xícara de chá correspondia à redução de 9% no risco de fratura. “Há evidências de que os alimentos ricos em flavonoides (classe de fitoquímicos amplamente distribuídos em alimentos vegetais), como frutas, vegetais e chás, podem estar relacionados à perda de massa óssea. E o chá é a principal fonte dessa substância para muitas populações. Nossos resultados apoiam a hipótese de que o chá e os seus flavonoides podem ter um efeito protetor à saúde óssea.”, disse Jonathan Hodgson, um dos autores do estudo. Os autores afirmam que são necessárias mais pesquisas para recomendar o chá como alimento de prevenção à osteoporose. Mas, eles acreditam que a bebida poderá, sim, se tornar uma arma poderosa contra a doença que acomete, sobretudo, mulheres que já entraram na menopausa.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com