Esporte

Pontos corridos: futebol carioca tem seu pior aproveitamento no Brasileiro

Flamengo, Fluminense e Vasco, juntos, têm 39,3% de aproveitamento superando 2004, com 40,9%. Comentaristas analisam fase das equipes no nacional

O futebol do Rio de Janeiro não tem nada a comemorar em 2015 na Série A. Se não bastassem as brigas envolvendo Federação e os clubes, Flamengo, Fluminense e Vasco, representantes cariocas na elite do Campeonato Brasileiro, fazem, juntos, a pior campanha do estado na era dos pontos corridos da competição nacional. O aproveitamento é de 39,3% em 33 rodadas disputadas. É mais baixo que 2004, que teve 40,9%. O GloboEsporte.com foi atrás dos comentaristas do SporTV para saber quais são as razões que explicam a péssima fase.

A falta de planejamento foi apontada por todos os especialistas ouvidos pela reportagem. O comentarista Maurício Noriega reforçou seu discurso citando a falta de organização no modelo administrativo dos clubes.

– O conceito de administração de futebol do clubes do Rio ficou um pouco para trás dos grandes centros. O Flamengo procura encontrar um caminho.O Vasco e o Botafogo estão preocupantes. Não basta só a tradição, como foi há tempos. São Paulo está à frente no Rio por isso. No caso deles, começam com uma preparação muito melhor, em um ritmo muito mais forte. Houve uma evolução muito grande nos times do Sul e Minas. Hoje isso teve um reflexo muito grande nos times do Rio. É a grande decepção do campeonato.

Tabela equipes cariocas (Foto: Reprodução)
O ano de 2012 foi o melhor para o Rio (Foto: Reprodução)

O ano de 2011 foi o melhor do futebol carioca nos pontos corridos. Vasco (2º), Fluminense (3º) e Flamengo (4º), se classificaram para a Libertadores. O Botafogo terminou em nono, o que deu ao estado o aproveitamento de 54,6% de aproveitamento. No ano seguinte, em que o Tricolor foi campeão, a média ainda foi alta: 52,6%, a melhor.

No entanto, a queda foi vertiginosa a partir de 2013, temporada em que o Vasco foi rebaixado e Fluminense e Flamengo brigaram para não cair – erros na escalação de André Santos e Héverton salvaram a dupla. Para o comentarista britânicoTim Vickery, cada clube tem sua particularidade.

– Cada caso é um caso. O Fluminense está ligado a perda do patrocínio. Com um elenco mais modesto, iniciou bem a temporada e mostrou uma falsa impressão do que o elenco atual é capaz. O Flamengo a prioridade é outra. É organizar o clube financeiramente, qualquer coisa no campo, seria lucro. De uma certa maneira, não caindo, na verdade é um sucesso, pois a meta estabelecida foi se organizar financeiramente. Já o Vasco teve uma administração ruim no passado. No início do ano estabeleceu como prioridade o Carioca, que não serve para nada, a não ser enganar as pessoas.

Carlos Alberto Torres aproveitou para alfinetar a briga de bastidores entre Fluminense e Vasco pelo lado direito do Maracanã. De acordo com o Capita, a disputa reflete o cenário carioca.

– O Maracanã com aquela briga de um querer o mesmo lado que o outro. Os caras em vez de treinar, trabalhar, melhorar dentro de campo, ficam preocupados em onde vão ser os jogos. Em São Paulo isso não acontece. Não é o principal problema, mas é um problema.

Faltam cinco rodadas para o término do Brasileirão. Flamengo (11º) e Fluminense (12º) estão na zona intermediária da tabela, sem maiores aspirações, com 44 e 43 pontos, respectivamente. O Vasco é o lanterna, com 30 pontos e 96% de possibilidades de ser rebaixado.

 

 

Fonte: globoesporte

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com