Agronegócio

Embrapa e Prefeitura de Jacaraú (PB) fecham acordo para transferência de tecnologia na área da cajucultura

A Embrapa Agroindústria Tropical e a Prefeitura de Jacaraú (PB) estão desenvolvendo uma ação de cooperação técnica e de transferência de tecnologia com foco na cajucultura. Uma reunião para tratar dessa iniciativa foi realizada. Em quatro unidades experimentais deverão serão instaladas no município.

De acordo com Genésio Vasconcelos, chefe de TT da Unidade, a “ideia é que a cadeia produtiva local de caju seja revitalizada a partir da introdução de novos pomares com uso da tecnologia do cajueiro anão, que carrega consigo características de alto desempenho, associado às técnicas mais adequadas de manejo”.

Após a proposta da Embrapa ter sido aceita durante o encontro com o prefeito e seus secretários, o passo seguinte é a elaboração dos termos legais. A expectativa é que a formalização do documento ocorra em dois meses, com a assinatura do acordo sendo realizada ainda neste semestre. Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, afirma que o município já foi o principal produtor de castanha e amêndoa de caju da Paraíba, mas hoje importa toda a matéria-prima.

“Estamos propondo a adoção de um novo conceito tecnológico baseado na tecnologia clonal da Embrapa, mas isso é apenas o início porque depois vamos trazer informações sobre manejo e os cuidados necessários aos pomares. Por isso, selecionamos apenas quatro produtores. São pessoas que querem viver da cajucultura e que têm de ganhar dinheiro com isso”, explica o dirigente.

O chefe-geral destaca ainda que a parceria possibilita que a Prefeitura absorva a tecnologia de produção de mudas para incentivar que o município tenha, de forma autônoma, um processo sustentável de expansão de suas áreas produtivas. Instituições como o Banco do Nordeste, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão convidadas a se integrar ao projeto.

Negociações começaram em 2019

As conversas entre a Embrapa e o município visando à implementação do projeto tiveram início em 2019 quando o prefeito Elias Costa Paulino (PDT) encaminhou essa demanda à Unidade. Diversas visitas e estudos foram realizados para analisar a viabilidade dessa parceria. O perfil dos produtores beneficiados, a abrangência territorial e um diagnóstico sobre solo e clima foram aspectos levados em consideração nesse levantamento preliminar.  

De acordo com o prefeito, a cultura do caju é tida como uma das principais atividades econômicas do município. “Essa cadeia produtiva é responsável por grande parte do potencial econômico da cidade, complementando a renda do agricultor. Buscamos essa parceria com o intuito de ampliar e facilitar a produção, pois sabemos que a população de Jacaraú é envolvida com a produção ou beneficiamento da castanha de caju, garantindo trabalho e renda o ano inteiro para as famílias. Com isso, também consolidamos a marca de que somos a terra da castanha”, afirmou.

Raio-X do município

Jacaraú é um município paraibano localizado a 96 km da capital João Pessoa. Possui uma área territorial de 253 km². Sua população é estimada em 14.467 habitantes. O PIB per capita em 2019 era estimado em R$ 9.401,35. O salário médio mensal, por sua vez, era de 1,8. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de 8,3%. A taxa de escolarização entre 6 e 14 anos de idade era de 97,7 %, em 2010. Os dados citados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

(com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Jacaraú)

FONTE: ASSESSORIA

FOTO CRÉDITO: G1.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]