Com objetivo de capacitar produtores rurais no cultivo do café Canephora, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), promoveu na última semana, um dia especial sobre cafeicultura em Cabixi, com evento realizado em uma propriedade rural.
Durante o evento, cafeicultores e produtores rurais, receberam palestras sobre o uso correto de defensivos, legislação e apresentação de novas ferramenta. Também foram abordados temas como dados de produção e o custo da última safra; manejo de pragas; e o os vários tipo de poda, como no pós colheita, poda de formação e a desbrota do café.
Para o extensionista rural da Emater de Cabixi, Gregório Júnior, o evento teve como finalidade a captação de produtores, visando o aumento da produção e tecnificação. “É importante difundir a cafeicultura como uma boa fonte de renda na propriedade rural, principalmente na agricultura familiar, onde a maioria das famílias vivem apenas com uma fonte de renda, que geralmente é o gado leiteiro. Com isso, a cafeicultura entra com uma segunda fonte de renda na propriedade, consequentemente tornando-a mais sustentável, pois sabemos que a diversificação na produção, gera mais renda e uma maior segurança financeira”, explica Gregório.
O dia especial contou com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Prefeitura de Cabixi através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
FONTE: SECOM/RO
Add Comment