Mundo

Protesto em Santa Catarina impede saida de turista de transatlantico

Um protesto de pescadores que ocorre no Complexo Portuário de Itajaí, em Santa Catarina, desde segunda-feira, impede que mais de 1,8 mil turistas e cerca de 600 tripulantes saiam do transatlântico Empress, operado pela Pullmantur. A alfândega não permite que os passageiros saiam do cruzeiro, pois eles já fizeram o embarque. O navio deveria sair de Santa Catarina na tarde desta segunda, mas ele permanece no rio Itajaí-Açu até o início da tarde desta terça.

De acordo com o Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), quase 200 barcos estavam no rio até a manhã desta terça. Nenhum navio sai ou entra do porto, desde a manhã desta segunda-feira. Os pescadores reivindicam a anulação da portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, relacionada à proibição da pesca de espécies em extinção, entre eles garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias.

O navio Empress, que tem capacidade para 1.877 passageiros e 645 tripulantes, está preparado para seguir viagem desde o fim da tarde desta segunda. Os turistas não podem mais descer do transatlântico. O próximo destino da embarcação seria Montevidéu, no Uruguai.

A Pullmantur, empresa que opera o navio, disse que ficou a madrugada toda no píer tentando resolver o problema. Além disso, informou que há turistas querendo desistir do cruzeiro, como desembarcar do navio e ir embora de avião.

Segundo a Capitania dos Portos, uma empresa foi chamada nesta terça-feira para recolher o esgoto da embarcação, que deve ser jogado no mar, já que não pode ser lançado no rio.

Assembleia dos pescadores

Os pescadores decidiram permanecer no rio e só sair caso haja revogação da portaria, após uma assembleia ocorrida na manhã desta terça. Já a Capitania dos Portos aguarda os profissionais na delegacia de Itajaí para reunião entre as entidades, o secretário de Segurança Pública de Itajaí e um representante da Polícia Militar.

A Capitania informou ainda que um outro navio mercante continua sem poder sair do Complexo Portuário. Além disso, três embarcações comerciais deveriam ter atracado desde o começo do protesto. Outros dois navios devem chegar nesta quarta-feira no porto.

De acordo com a assessoria, a Capitania dos Portos realiza um patrulhamento com lanchas, na manhã desta terça-feira, com o intuito de notificar os barcos que ainda estão no rio.

 

Fonte: O DIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com