Eleições

Em Nova Mamoré, candidatos pregam aumento do IPTU, novos cemitérios e propostas vazias para classe de baixa renda

A pouco mais de 10 dias para o final da campanha, a eleição em Nova Mamoré tem sido marcada pelos ataques entre os adversários, guerras jurídicas e um show de promessas vazias ao eleitor de baixa renda e até algumas curiosas como o aumento do IPTU e a construção de cemitérios como propostas para melhorar a vida da população.

O programa de Governo do candidato do PMDB, Dr. Alexandre Nogueira, elabora metas para atender a população de baixa renda, mas não explica como vai fazer para ajudar. Ele se limita a prometer a criação de equipes para mapear as pessoas que se encontram em “extrema debilidade, especialmente nos bairros de maior vulnerabilidade econômica”. Em outra promessa, o Dr. Alexandre quer construir um centro de informação para pessoas e família de enfermos internados na Capital. Em momento algum, o seu plano de Governo esclarece como ajudar de fato essas pessoas que necessitam de atendimento na Capital, mas não tem condições de levar um acompanhante para o hospital.

Dr. Alexandre também promete “aperfeiçoar” o sistema de gestão que transfere recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal para as pessoas de baixa renda. Ou seja, o Bolsa Família cai diretamente na conta das pessoas cadastradas e é feito pelo Governo Federal. Estado e município não tem programas idênticos, mas o candidato do MDB não fala em criar esses fundos, mas apenas gerenciar o que não existe.

Ainda na plataforma da Saúde, o candidato quer criar o programa “Para Dançar não tem Idade”. Ele quer introduzir o idoso no “contexto da dança” como forma de prática de exercício. Mas ele não fala como e nem quais profissionais da área médica e Educação Física vão acompanhar esses idosos. Em Porto Velho, existe o programa voltado para os idosos, mas com acompanhamento de professores de Educação Física, assistentes sociais e médicos.

Família Brasileiro teve chance e não fez

O candidato Marcélio Brasileiro (DEM) promete uma série de mudanças em Nova Mamoré. Mas seu pai, Zé Brasileiro, já teve a chance e o próprio filho como assessor direto também, mas não executaram tais mudanças. Em seu programa de Governo, Marcélio quer comprar ônibus próprio para o transporte escolar municipal, mas não fala com quais recursos e nem quando pretende fazer. Ao invés de melhorar a infraestrutura de Saúde em Nova Mamoré, Marcélio quer investir na estrutura de transporte de pacientes de Porto Velho. Ou seja, é melhor compra ambulância e levar o doente para encher o Pronto Socorro João Paulo II na Capital do que cuidar das pessoas no município próximo dos familiares.

Cemitérios e IPTU

Dentro do programa de melhoria para a população de Nova Mamoré, Marcélio também quer construir um cemitério na sede do município e outros dois campos santos em Nova Dimensão e Jacinópolis. A proposta polêmica do candidato é fazer a atualização dos cadastros dos imóveis urbanos reavaliando os valores de cada terreno e edificação na zona urbana e aumentar o IPTU dos terrenos sem construção. Para o servidor, o candidato promete aumentar o salário de todas as categorias, mesmo sabendo que em 2021 a economia de Nova Mamoré e do Brasil pode sofrer um grande revês com o período pós-pandemia do novo Coronavírus.
Marcélio tem se notabilizado por perder ações na Justiça Eleitoral. Já foi derrotado 4 vezes.

As informações dos programas de Governo são públicas e estão no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Da Redação Folha

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]