Eleições

Em Nova Mamoré, candidatos pregam aumento do IPTU, novos cemitérios e propostas vazias para classe de baixa renda

A pouco mais de 10 dias para o final da campanha, a eleição em Nova Mamoré tem sido marcada pelos ataques entre os adversários, guerras jurídicas e um show de promessas vazias ao eleitor de baixa renda e até algumas curiosas como o aumento do IPTU e a construção de cemitérios como propostas para melhorar a vida da população.

O programa de Governo do candidato do PMDB, Dr. Alexandre Nogueira, elabora metas para atender a população de baixa renda, mas não explica como vai fazer para ajudar. Ele se limita a prometer a criação de equipes para mapear as pessoas que se encontram em “extrema debilidade, especialmente nos bairros de maior vulnerabilidade econômica”. Em outra promessa, o Dr. Alexandre quer construir um centro de informação para pessoas e família de enfermos internados na Capital. Em momento algum, o seu plano de Governo esclarece como ajudar de fato essas pessoas que necessitam de atendimento na Capital, mas não tem condições de levar um acompanhante para o hospital.

Dr. Alexandre também promete “aperfeiçoar” o sistema de gestão que transfere recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal para as pessoas de baixa renda. Ou seja, o Bolsa Família cai diretamente na conta das pessoas cadastradas e é feito pelo Governo Federal. Estado e município não tem programas idênticos, mas o candidato do MDB não fala em criar esses fundos, mas apenas gerenciar o que não existe.

Ainda na plataforma da Saúde, o candidato quer criar o programa “Para Dançar não tem Idade”. Ele quer introduzir o idoso no “contexto da dança” como forma de prática de exercício. Mas ele não fala como e nem quais profissionais da área médica e Educação Física vão acompanhar esses idosos. Em Porto Velho, existe o programa voltado para os idosos, mas com acompanhamento de professores de Educação Física, assistentes sociais e médicos.

Família Brasileiro teve chance e não fez

O candidato Marcélio Brasileiro (DEM) promete uma série de mudanças em Nova Mamoré. Mas seu pai, Zé Brasileiro, já teve a chance e o próprio filho como assessor direto também, mas não executaram tais mudanças. Em seu programa de Governo, Marcélio quer comprar ônibus próprio para o transporte escolar municipal, mas não fala com quais recursos e nem quando pretende fazer. Ao invés de melhorar a infraestrutura de Saúde em Nova Mamoré, Marcélio quer investir na estrutura de transporte de pacientes de Porto Velho. Ou seja, é melhor compra ambulância e levar o doente para encher o Pronto Socorro João Paulo II na Capital do que cuidar das pessoas no município próximo dos familiares.

Cemitérios e IPTU

Dentro do programa de melhoria para a população de Nova Mamoré, Marcélio também quer construir um cemitério na sede do município e outros dois campos santos em Nova Dimensão e Jacinópolis. A proposta polêmica do candidato é fazer a atualização dos cadastros dos imóveis urbanos reavaliando os valores de cada terreno e edificação na zona urbana e aumentar o IPTU dos terrenos sem construção. Para o servidor, o candidato promete aumentar o salário de todas as categorias, mesmo sabendo que em 2021 a economia de Nova Mamoré e do Brasil pode sofrer um grande revês com o período pós-pandemia do novo Coronavírus.
Marcélio tem se notabilizado por perder ações na Justiça Eleitoral. Já foi derrotado 4 vezes.

As informações dos programas de Governo são públicas e estão no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Da Redação Folha

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress