Osmar Rodrigues fala com outras aeronaves sobre condições climáticas e não fala de falha
O áudio gravado pelas caixa-preta do avião King Air, que caiu e matou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki e mais quatro pessoas na última quinta-feira (19), mostra que o piloto conversou sobre a forte chuva que atingia a região de Paraty (RJ) com outros colegas enquanto se aproximava do pouso.
Nenhuma falha da aeronave foi relatada na gravação, de acordo com peritos da Aeronáutica. As informações são do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira (24).
Osmar Rodrigues, que comandava a aeronave, teria alertado colegas de profissão que esperaria a chuva diminuir antes de aterrissar. Análise preliminares indicam que a gravação foi interrompida logo em seguida.
Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) supõe, de maneira preliminar, que o comandante perdeu o controle da aeronave antes do choque com o mar.
Ontem à noite, a Aeronáutica informou que o gravador sofreu danos devido ao contato com a água do mar, mas os dados estão preservados.
A Justiça Federal decretou sigilo nas investigações sobre o acidente. A FAB (Força Aérea Brasileira) conseguiu ter acesso ao conteúdo do gravador de voz do avião e, a partir de agora, o áudio passará por um “tratamento” e depois será a analisado aprofundadamente por peritos.
Investigação
Nesta terça-feira (24), o MPF (Ministério Público Federal) e a PF (Policia Federal) começam a ouvir testemunhas. Os depoimentos vão acontecer em Angra dos Reis (RJ).
Os corpos das últimas vitimas, a massoterpeuta Maíra Panas e a mãe dela, Maria Hildas Panas, foram enterradas nesta segunda-feira em Juína no Mato Grosso.
Fonte: R7
Add Comment