Teia Digital

Em Abril, País tem recorde histórico de pessoas ocupadas – Por Silvio Persivo

Te ilude, meu filho, te ilude até quando for possível. “Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar” (Lacan). 

UM DOS PRIMEIROS PROFESSORES DA UNIR SE APOSENTA

Não posso deixar de, nesta coluna, prestar uma homenagem a um colega professor que, agora, se aposenta e que contribuiu muito para a consolidação da Universidade Federal de Rondônia, a UNIR. Depois de 40 anos, o nosso reconhecido professor Theophilo Alves de Souza Filho, vinculado ao Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) e ao Departamento Acadêmico de Administração (DAA-PVH), merecidamente se aposenta. Theophilo começou a participar do ensino superior ainda pela Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro). Em 1982, foi professor colaborador, recebendo por hora-aula e coordenando o curso de Administração. Ele mesmo, em entrevista, ressaltou sua participação em três momentos: na procura por um terreno para o campus de Porto Velho, na consolidação do curso de Biblioteconomia e na construção do prédio do NUCSA, o famoso prédio espelhado. Porém seu grande legado, sem dúvida, foi o de ser um formador de profissionais, um mestre de qualidade. E também fez doutorado no primeiro doutorado realizado em Porto Velho, pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia, afora ser peça fundamental nos cursos de especialização e na pós-graduação de Administração. Sei que a aposentadoria não vai significar repouso para ele, que é uma pessoa dinâmica e que deve contribuir de outras formas, mas a UNIR perde um dos seus grandes nomes. 

SENAI-RO OFERTA CURSOS DE QUALIFICAÇÃO GRATUITOS 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abriu as inscrições para cursos gratuitos.  São 1693 vagas para cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica para a comunidade. São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições se encerram dia 21 de junho e o candidato pode se matricular em apenas um curso. O coordenador de Educação do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, explicou que o Programa SENAI de gratuidade constitui-se em uma ação de inclusão social e destina-se a pessoas de baixa renda. Os cursos contemplam diversas áreas de conhecimento. Para saber mais, basta acessar o Portal do SENAI (https://portal.fiero.org.br/senai) para conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis, bem como o edital com todas as informações.

EM ABRIL PAÍS TEM RECORDE HISTÓRICO DE PESSOAS OCUPADAS

Em abril, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)., o desemprego caiu 0,7% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre anterior, e 4,3% na comparação anual, e fechou o período em 10,5%. É a menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando a desocupação ficou em 8,1%. O número de pessoas ocupadas chegou ao recorde histórico de 96,5 milhões, a maior taxa da série iniciada em 2012, com um aumento de 1,1% na comparação trimestral. A alta foi de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.  O setor privado teve 35,2 milhões de pessoas empregadas com carteira de trabalho assinada. Na comparação trimestral o aumento foi de 2% e na anual houve um crescimento de 11,6% no emprego formal. Os setores que mais empregaram no período foram o comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas e informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Já os setores de ocupação informal ficaram estáveis na comparação trimestral. Com isto, a taxa de informalidade caiu 0,3% no trimestre anterior, para 40,1% da população ocupada, totalizando 38,7 milhões de pessoas. Na comparação anual, houve aumento de 20,8% no número de empregados sem carteira assinada no setor privado, chegando a 12,5 milhões de pessoas. Os trabalhadores por conta própria subiram 7,2% no ano, chegando a 25,5 milhões de pessoas.

INFLAÇÃO DESACELERA EM MAIO SEGUNDO O IGP-M

Embora haja uma torcida contra ( e interessada nos seus lucros), como seria de se esperar, no Brasil, houve uma forte desaceleração do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajuste dos aluguel. O indicador caiu para 0,52% em maio, registrando uma forte desaceleração em relação a abril (1,41%) e a maio de 2021 (4,10%). Com isto, o IGP-M acumula uma valorização de 7,54% no ano e de 10,72% em 12 meses. Aqui, a grande imprensa, contra os interesses nacionais, vende a ideia de que a inflação não é um problema mundial (e datado) derivado da pandemia. Claro que atendendo aos próprios interesses e aos interesses do mercado financeiro. Nem o conhecimento dos economistas importa, pois não se deu a mínima repercussão quando o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, conhecedor do tema, afirmou que os bancos centrais erram ao aplicar o aumento da taxa de juros porque a inflação não é de demanda. Mas passou o tempo em que a imprensa fazia o seu papel de esclarecer a população. 

IPB PREVÊ ALTA DE 14% NO MERCADO PET EM 2022

Com um crescimento previsto de 14%, em 2022, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve ter um faturamento de R 58,9 bilhões, segundo estimativa do IPB (Instituto Pet Brasil), instituição que estimula o desenvolvimento do setor pet brasileiro. O estudo se baseia no desempenho do mercado pet no primeiro trimestre deste ano. Em 2021, o faturamento consolidado do setor foi de R 51,7 bilhões. A venda de alimentos industrializados para animais de estimação pet foods, manteve seu destaque: faturou R 33,1 bilhões no 1º trimestre no país, com 56,3%  do faturamento total e um aumento de 16,7% sobre o valor consolidado do ano passado. A venda de animais de estimação diretamente dos criadores vem em segundo lugar, movimentando R 6,1 bilhões (10,5% do faturamento e alta de 9,5% em relação a 2021). Em terceiro vem o segmento Pet Vet, que é a venda de medicamentos veterinários, com R 5,8 bilhões (9,9% do faturamento do mercado e alta de 11%). Em seguida vêm serviços gerais (R 5,1 bilhões, 8,7% e 7,6% respectivamente); serviços veterinários (R 5,4 bilhões, 9,3% e 12,4%) e Pet Care, os produtos de higiene e bem-estar animal (R 3,1 bilhões, 5,3% e 13%).

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com