Interessante

Diversidade no trabalho com povos indígenas de Rondônia é destacada pela Sedam

Coordenadoria de Povos Indígenas atua na discussão das políticas públicas para população indígena e implementação da educação ambiental nas aldeias

Na busca da efetivação de direitos, o Governo de Rondônia tem destacado as questões relacionadas ao apoio aos povos indígenas, através da Coordenação dos Povos Indígenas (Copin), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Atualmente, a Coordenadoria de Povos indígenas da Sedam, trabalha em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) na implementação de um projeto piloto para levar a educação ambiental nas terras indígenas por meio de ações estratégicas pautadas nas necessidades da região, bem como incluindo a participação coletiva dos indígenas, incentivando o cuidado e preservação das florestas, fauna e flora.

A Sedam também vem auxiliando por meio da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI), desenvolvendo ações que reduzam os efeitos das mudanças climáticas, e estabelecendo diálogos para intensificar o apoio à substituição de atividades produtivas não sustentáveis em terras indígenas por ações sustentáveis e potencialidades produtivas dessas comunidades.

De acordo com a coordenadora da Copin, Valdenilda Massaka Karitiana, “precisamos fortalecer a importância dos indígenas para a sociedade, através de ações governamentais e trabalhos realizados pela secretaria ambiental”, comentou.

Ainda, segundo a coordenadora, uma das propostas de ação da Coordenadoria de Povos Indígenas é promover a divulgação da cultura e empreendedorismo, apoiando a produção e a comercialização do artesanato produzido por indígenas, sobretudo a importância das florestas na manutenção da vida, para que eles valorizem a preservação, garantindo  também a qualidade de vida para esta e as futuras gerações. Além dos projetos em andamento, novas idéias serão adotadas para desenvolver as ações e projetos com foco em reciclagem de resíduos sólidos; sistema agroflorestal; extrativismo; recuperação de áreas degradadas e nascentes entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar para as comunidades indígenas.

 “Ao longo das atividades para 2022, iremos pautar o trabalho da coordenadoria por meio do diálogo e na efetivação das políticas públicas. Estreitar o diálogo com os outros órgãos do Governo e manter a política de aproximação com os povos indígenas. ” complementou a coordenadora.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com