Ação teve parceria de secretarias, moradores e empresariado local
A união de esforços da Prefeitura com moradores e administradores de distritos da capital possibilitou a reconstrução, em tempo recorde, de uma ponte em madeira danificada na última semana. Com isso, o tráfego foi retomado na Linha 101, principal acesso para União Bandeirantes, a 160 quilômetros, de Porto Velho.
Com a ponte danificada e a linha 101 bloqueada, os moradores recorreram a um atalho pela Linha F, aumentando o percurso em 70 quilômetros para ter acesso a BR-364. Construída na altura do km 48, para transpor o Rio São Francisco, a ponte com 25 metros de comprimento e 5 metros de largura se deteriorou pela ação do tempo e também devido ao peso de caminhões que fazem o escoamento da produção.
“Muitos distritos de Porto Velho, por sua extensão e localidade, dependem de estruturas como essa para ter acesso a outras vias da região e, assim, poderem se integrar e escoar a produção”, explica o prefeito Hildon Chaves.
Para resolver o problema de forma rápida, a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) uniu esforços com vários parceiros.
Município também vem promovendo a recuperação de estradas na região“Conseguimos a madeira com a administração do distrito de Vista Alegre do Abunã, a Emdur realizou o transporte, a Semagric enviou três trabalhadores e uma retroescavadeira, o administrador de União Bandeirantes reuniu 20 moradores para ajudar, além de um empresário local que cedeu uma pá-carregadeira”, comentou o chefe da assessoria técnica da SMD, Raimundo Nonato de Castro.
Ao todo foram utilizadas 30 pranchas de madeira, cada uma medindo seis metros de comprimento por 30 centímetros de largura e outros 7 de espessura, além de vigas também reforçadas.
Toda a madeira faz parte de um lote apreendido pelo Ibama e doada ao município para atender às necessidades da população na capital e nos distritos. A previsão é de que a obra seja concluída essa semana.
“Viabilizar o acesso a essa estrada é muito importante, pois estamos falando de uma região e de produtores que dependem dessas vias e construções para escoar a produção agrícola. Estamos, por meio de nossa Diretoria de Estradas, trabalhando mais do que nunca”, acrescentou o titular da Semagric, Vinícius Miguel.
FONTE: ASSESSORIA COMDECOM
Add Comment