Brasil Produtivo

Dia de Campo do Sistema FAPERON/SENAR reúne produtores em Castanheiras e incentiva o desenvolvimento da cafeicultura

O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Castanheiras e o Sebrae, por meio da parceria Juntos Pelo Agro, realizou no dia 8 de maio o Dia de Campo da Cafeicultura, na Chácara Oliveira Antunes, localizada na Linha Capa Zero, Km 19 Norte, propriedade do produtor Alexssandro Antunes de Oliveira. O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Castanheiras e da EMATER.

A ação reuniu cerca de 220 participantes, entre produtores rurais, técnicos e representantes do setor agropecuário dos municípios de Castanheiras, Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste. O evento teve como objetivo promover conhecimento técnico, troca de experiências e fortalecimento da cadeia produtiva da cafeicultura na região.

Durante o Dia de Campo, os participantes acompanharam palestras voltadas às principais demandas da produção cafeeira. O professor Jairo Rafael Dias, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abordou o tema “Nutrição de Plantas”, destacando estratégias para aumento da produtividade e melhoria da qualidade do café.

Na sequência, o supervisor Gino apresentou a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do SENAR, ressaltando a importância do acompanhamento técnico contínuo para o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.

A programação também contou com a palestra “Irrigação na Cafeicultura”, ministrada pelo professor Adjalma França, da UNIR, que apresentou técnicas voltadas à eficiência hídrica e ao aumento da produtividade nas lavouras cafeeiras.

Já a extensionista Daniela Dalazen, da EMATER, falou sobre “Boas Práticas para Produção de Cafés de Qualidade”, enfatizando cuidados no manejo e na pós-colheita para valorização do produto no mercado.

Encerrando a programação, a técnica de campo do SENAR, Aline Rangel, apresentou orientações sobre “Planejamento Estratégico da Produção”, reforçando a importância da gestão rural para tomada de decisões e crescimento das propriedades.

O evento contou ainda com almoço, coffee break e sorteio de brindes para os participantes, proporcionando momentos de valorização dos produtores rurais presentes.

Compuseram a mesa de abertura do evento o prefeito de Castanheiras, Cícero Godói; o deputado estadual Cirone Deiró; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanheiras, Sr. Odair Dias de Souza; o gerente do DATEG/SENAR, Luiz Maurício Leal; o secretário municipal de Agricultura, Elias; a mobilizadora e secretária do Sindicato Rural de Castanheiras, Adriane Branco; o produtor rural anfitrião, Alexssandro Oliveira Antunes; a produtora rural Bia Antunes; e a Sra. Nilza Oliveira, mãe do produtor.

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]