Teia Digital Tempo Real

Dezembro de 2023 teve o menor saldo de empresas criada nos últimos dez anos -por Silvio Persivo

Será? Estudei muito e continuo sem saber de nada. “É preciso estudar muito para saber um pouco” (Montesquieu).

FACER PROPÕE AMPLIAÇÃO DO REFAZ

Nesta segunda-feira, 19, Marco Cesar Kobayashi, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), entregou ao Governo de Rondônia o protocolo de intenções da entidade. A Facer, composta por 29 Associações Comerciais afiliadas no estado, propõe uma ampliação do Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz), instituído pela Lei n. 5.621, de 18 de setembro de 2023. Hoje, o Refaz ICMS oferece descontos em multas e juros para o pagamento de débitos de ICMS, mas a entidade propõe a expansão do programa para abranger outras modalidades de débitos estaduais, como multas ambientais, taxas diversas e débitos junto ao Detran. Esta medida permitiria que os empresários regularizassem suas pendências de forma mais acessível e eficiente, por meio de descontos e parcelamentos das multas e juros. Ao , facilitar a quitação de suas obrigações fiscais, a regularização desses débitos contribuiria para o aumento da arrecadação estadual.

INFLAÇÃO JÁ IMPACTA NA PÁSCOA

Não tem jeito por mais que se tente se otimista é só olhar para os ovos de chocolate já decorando as gôndolas do supermercado para ter certeza que, apesar dos índices econômicos estarem, aparentemente, apontando queda da inflação, as coisas estão mais caras. É verdade que os preços do cacau dispararam no mercado internacional. Porém o pai de família que já enfrentou as despesas de férias, de IPTU e superou as dificuldades da lista, quase telefônica, de material escolar, não tem dúvida nenhuma que a páscoa será mais cara. E, lembrando o Professor Raimundo, e “O sálario..ó”.

NORTE TEM SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO DE TURISTAS NO 1º TRIMESTRE DE 2023

A ForwardKeys empresa espanhola especializada na análise de dados de viagens aéreas, prevê uma alta de 21% nas chegadas de turistas internacionais ao Brasil no 1º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a companhia, as viagens da América do Sul rumo ao Brasil tiveram um crescimento de 23%;  as da União Europeia e do Reino Unido, um aumento de 21%, enquanto dos Estados Unidos a expansão chegou a 15%. Quanto às regiões mais buscadas, destaque para o Sul, apresentando avanço de 34%; o Norte (26%), o Sudeste (23%) e o Nordeste (13%). O Centro-Oeste, por sua vez, experimenta uma queda de 11%. Por Na estados, Santa Catarina lidera a projeção de chegadas internacionais, com uma alta de 53% ao longo dos três primeiros meses de 2024. A relação estados líderes na área é composta, na sequência, por Rio Grande do Norte (46%), São Paulo (25%), Rio de Janeiro (23%), Minas Gerais (18%), Alagoas (15%), Pernambuco (14%), Ceará (11%), Paraná (9%), e Bahia (4%).

PARÁ TERÁ NOVOS VOOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PELA AZUL

O Governo do Pará divulgou, depois de um encontro com o presidente da companhia aérea Azul, John Rodgerson, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta segunda-feira (19), em Campinas (SP), a expansão da malha aeroviária no Pará, com novos voos entre Belém e outros municípios, bem como a ampliação para três voos diários entre Belém e São Paulo e um voo diário entre Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Belém.  O anúncio, feito no hangar da Azul, também envolveu a articulação do Estado para mudança no modelo de aeronave utilizado pela companhia na rota entre Belém e Salinópolis, nordeste paraense. O objetivo é sair do modelo Caravan, que tem capacidade para até 12 passageiros, para o modelo ATR, que pode transportar até 70 passageiros. O governador  Helder Barbalho ressaltou que os novos voos terão impacto direto no avanço do turismo e desenvolvimento socioeconômico do Estado.

DEZEMBRO DE 2023 TEVE O MENOR SALDO DE EMPRESAS CRIADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Quando se examinam os dados de empresas abertas no Brasil se observa uma queda de 19,5%, em 2023,  em relação ao ano anterior.  No ano passado, 1,7 milhão de CNPJs foram criados contra os 2,1 milhões de 2022. O pior é que, desde outubro o número de empresas abertas vem caindo e, em dezembro, foram abertos 58.803 novos CNPJs, quando se registrou o menor saldo de 2023. Também não é nada animador o fato de que as empresas novas são, majoritariamente, MEIs, que são 13,9 milhões (67%) das 20,8 milhões de empresas ativas, segundo o Mapa das Empresas do Ministério do Empreendedorismo.

LOJAS VIRTUAIS TEM AUMENTO RECORDE EM 2023

Por outro lado, em 2023, segundo a 10ª edicação do “Perfil do E-Commerce Brasileiro” pesquisa anual feita pela BigDataCorp, houve  um aumento de 16,5% no número de lojas virtuais no Brasil, que já ultrapassarão mais de 1,9 milhão. Este crescimento reflete a resiliência do setor em um contexto pós-pandemia e a crescente democratização do e-commerce, especialmente entre pequenos negócios com um faturamento anual de até R$ 5 milhões. Também se verifica uma mudança no perfil das lojas online, com 73,5% sendo familiares e 86% empregando menos de 10 funcionários. Além disto, houve um aumento significativo no uso de marketplaces, um crescimento de 61% nos últimos dois anos. Outro destaque é foi a preocupação com a segurança, com 89% das lojas virtuais usando certificados SSL.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress